terça-feira, 3 de setembro de 2024

33! Trinta e três!

33! Trinta e três, é aquela idade que até é preciso mais oxigénio para dizer. 

Caramba! Que jornada de desafios, medos, superações e, acima de tudo, uma vontade de viver e ser feliz.


É impossível não refletir sobre o caminho que me trouxe até aqui. A fibrose quística foi a impulsionadora de toda esta vida, tudo cresceu e transformou-se à sua volta. Ela foi uma professora implacável, que me ensinou a valorizar cada respiração, cada momento e cada pequeno detalhe da vida. E o transplante foi a respiração mais preciosa nesta nova oportunidade de sonhar, amar e de lutar.


Este ano, a ausência do Amândio é um vazio mas também a certeza que ele é o Melhor Papá do Mundo e foi Ele que moldou muito a Mulher que sou hoje. Aventureira, malandra, sorridente e a acreditar que todos os sonhos do Mundo se vão concretizar, isto é ser filha do Amândio. Agora sou eu, junto da melhor mãe, do melhor irmão, da melhor família e dos melhores amigos, a completarmos a linda história de amor que têm sido estes 33 anos. 


Chegar aos 33 anos com a bagagem que carrego não é apenas uma conquista pessoal, mas também uma homenagem a todos os que me amam e acreditam em mim. Hoje celebro a vida, agradecida por tudo o que tive e com ansiedade por tudo o que ainda está por vir!


Que hoje seja só o início de um nova jornada em que todos os dias me comprometo a viver em pleno e chegar ao final de cada dia e sentir que sou feliz.


Vou continuar a viver esta vida, esta linda história de amor. 💛




segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Parabéns Papi 💛

Hoje o silêncio da tua alegria e entusiasmo a fazer anos dói. 
Herdei de ti a euforia de querer festejar todos os aniversários.

Hoje não há "Parabéns Papi" e o teu sorriso contagiante e brilho no olho a dizer "Obrigada Bibi". 
Todo o teu show a abrir os presentes bem devagar para não estragar o papel e os laços e a fazeres um ar surpreso como se não soubesses que haveria presentes. 
Hoje não estaremos todos na tua festa a aguardar pela meia noite para me felicitarem a mim.

Não há isto, mas sabes? Há tanto amor. Hoje são tantos os que me abraçam, mandam mensagem e me fazem sorrir a recordar-te. 

Não sei explicar, mas não há ninguém que não sorria a falar de ti e a dizer que és do caraças! 

Que privilégio é caminhar pela vida sempre apoiada no teu braço. 

 E não podia faltar: Parabéns Papi. Será sempre uma honra fazer o meu aniversário um dia depois de ti Papá. ✨

sábado, 20 de julho de 2024

20 Julho é especial desde 2009

 Coincidência ou não hoje é Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação e Dia do Amigo.

Se não existisse a doação dos meus pulmões, hoje não seria um dia tão feliz.

Se não existissem os meus amigos, a noite de ontem não tinha sido uma noite feliz.


"Afinal o que nos traz felicidade?" ou "Qual o valor de uma emoção?" foram perguntas que surgiram ontem entre amigos.

E sabem que pensei, pensei e no final da noite quando me deitei, de coração cheio, a resposta chegou. 

A minha felicidade são eles: as pessoas que numa noite nos fazem esquecer tudo e só nos dão sorrisos, abraços e lágrimas de tanto rir. 

As gargalhadas que ficaram. Numa noite existiu apenas um sentimento: felicidade plena. E entre tantas músicas que cantamos, gravei apenas uma que diz "Pôr de parte as coisas más e amar" e então? 


Felicidade é amor. A minha vida é amor. As pessoas que me rodeiam trazem amor. 


E "Afinal o que nos traz felicidade?", é o amor dos que mais gostamos, dos que transformam momentos em emoções que serão recordadas para a vida toda, dos que dão os melhores abraços (daqueles que sabem a casa, sabem?).

E agora "Qual o valor de uma emoção?" - emoções como o amor, são tão espontâneas que acontecem naturalmente. E num esboçar de sorrisos a vida transforma-se ... Transforma-se em amor.


Neste dia tão especial agradeço ao meu dador, não só de pulmões mas de uma vida plena de 15 anos.

Á liberdade que me deu para viver feliz, para conseguir gritar ao Mundo como a vida é incrível e conseguir partilhar a minha felicidade com os meus.


Um agradecimento enorme á familia de amigos que em todas as minhas adversidades, se reinventam para tornar as fragilidades em força.


É um privilégio partilhar tudo isto convosco. É um orgulho (e que orgulho!) ter-vos ao meu lado.


Obrigada por tornarem a minha vida numa linda história de amor.



domingo, 5 de maio de 2024

Feliz Dia, Mãe!

     Hoje é o dia da Grande Mulher que me dá colo em qualquer idade, que me motiva todos os dias a seguir os meus sonhos. A Mulher que partilha uma vida ao meu lado e cuida de mim desde o primeiro segundo de vida.


     A Grande Mulher que esteve ajoelhada ao meu lado noites a fio enquanto dormia e só tossia. A Mulher que fez inúmeras viagens para o Porto e Lisboa e nunca me deixou só.

     A Grande Mulher que me viu aos 17 anos a "fugir" da vida mas nunca desistiu de mim e lutou como se mais nada houvesse neste Mundo e viu-me renascer. É ela que mais vibra a cada vitória minha. E se dúvidas houvesse, agora sabemos que juntas conseguimos tudo. De mãos dadas conquistamos o Mundo.


     Obrigada por tudo Mamã. 
     Obrigado por tudo o que fazes e por seres a razão do meu sorriso.

     Hoje é um dia especial para celebrar todas as mulheres que, com amor, dedicação e coragem, fazem do mundo um lugar melhor. Quer sejam mães biológicas, mães adotivas, mães de coração, avós ou cuidadoras, o vosso papel é insubstituível.
     
     Vocês são a força que nos guia, o abraço que nos conforta e o amor que nunca falha. Por tudo o que fazem e por tudo o que são, merecem ser reconhecidas e celebradas não apenas hoje, mas todos os dias.

     Com todo o amor, feliz Dia da Mãe! 


     


sábado, 6 de abril de 2024

15 anos de transplante bi-pulmonar


 6 de Abril 2024, recordo o mágico 6 de Abril de 2009.

19h, o som do abrir das portas do bloco soam na minha cabeça.
Relembro todos os passos deste dia: o meu pai a empurrar a maca até ao bloco sob o olhar atento da minha mãe e o sorriso nervoso do Marco.

15 anos depois do meu transplante pulmonar, celebro em família, a experiência inacreditável do transplante, a força da união dos meus, o poder dos sorrisos e da vontade de acreditar em algo que não sabíamos o que iria ser. Eu tinha a certeza que ia ser bom! Só podia ser bom.

Esperança, fé, medo e amor. Foi isto que sentimos os quatro. O valor da vida, o que tudo isto significa para nós. Ano após ano, aqui estamos em família unidos e com amor, acreditamos que o ano seguinte chegará com mais projectos, mais vitórias, medos (medos diferentes, mas que existem) e muito amor.
Nós somos amor. Os meus pais são amor. O meu irmão é amor. A minha família é amor. Os meus amigos são amor.

Celebrar 15 anos é especial e diferente. É sempre único, é sempre inacreditável! Um obrigado à Vida, ao que a Vida me tem ensinado e proporcionado.
Hoje não recordarei com o Amândio, a noite louca da viagem até Lisboa em que ele nervoso, troca gasóleo por gasolina e vai de táxi até Santa Marta. O medo de não me ver antes de entrar no bloco, o alivio quando me viu pequenina à espera dele e do Marco. Ali, o Amândio foi amor também.

Hoje agradeço. A vida tem-me dado tanto tanto. Também me tirou mas o fôlego de acreditar que a Vida é o melhor que temos e que nunca baixarei os braços, esse nunca me irá tirar.

A quem espera por um transplante pulmonar: muita força e coragem. É uma viagem do caraças! Mas vale tanto a pena. Aprender a respirar, sentir os pulmões a inspirar é o melhor da vida. "Não sei o que fazer a tanto ar" é a frase da minha vida! E que este "ar" nunca vos falte e que acreditar seja o vosso verbo.
A quem já fez um transplante: Parabéns Guerreiro/a! Tens uma história de vida que nunca irá ser apagada e que orgulho és para os teus.

Para ti, que não sabes o que isto é e achas que podes ter uma vida incrível: "Vive-a! Sê feliz, luta por aquilo que queres e nunca deixes de sonhar."

Que linda história de amor é a minha vida.



terça-feira, 19 de março de 2024

Feliz Dia do Pai, Papá!

Feliz Dia do Pai, Papá! ❤️
É o primeiro ano que não o digo olhos nos olhos, a sorrir em conjunto e a abraçar-te.
Mas sabes que nesta grande jornada de mais de 40 dias sem ti, continuas a dar-nos força para continuar.

Falamos tanto de ti, recordamos as tuas aventuras, o teu entusiasmo nas festas e os minutos infinitos que demoramos a desembrulhar as tuas prendas. O teu sorriso só de cantinho do bigode quando pensas na asneira que vamos fazer juntos a seguir e o nosso humor que poucos entendem e que nos rimos até chorar.
As horas que passamos a idealizar e desenhar as lonas que tu adoras e como vamos fazer com que a mãe também goste.

E todas as recordações resumem-se à coisa mais bonita que nos transmitiste: amor.
Ai o amor, tem sido tanto Pai. É incrível como os valores que nos deste, juntamente com a Mãe, fizeram de nós assertivas e temos os melhores connosco.
A Mãe é uma guerreira, aquele pilar que nos segura a todos e que nos dá os remos para direcionar o barco. O Marco está um super Pai, tão parecido contigo, só tens de estar super orgulhoso (Há dias disse ao PNS que era irmã do Marco Ferreira e que orgulho senti nisso, tal como sinto um orgulho de peito cheio dizer que sou a Filipa, a filha do Amândio Ferreira). A Celinha cuida de nós como ninguém e a Malita é doida pelo tio Didi (agora é ele que lhe mostra as alturas e faz o avião como tu fazias e ela delicia-se).
As rotinas do fim de semana, sábado e domingo à noite é para o núcleo habitual. O Rosa Mota sentiu a falta da tua lona, nós sentimos a falta do teu orgulho lá. E os amigos, já sabes que temos os melhores, não nos largam. O Amadeu e o Bruno estão sempre por perto e o Bambino abraça a nossa família desde o primeiro dia.

Falar de ti com as pessoas é emoção e só palavras boas que nos aquecem o coração. 🫂
Deixaste-nos a tua alegria, o teu humor, o teu sorriso, o teu altruísmo e a tua dedicação em tudo o que acreditas.
Todos gostamos tanto de ti Papá. ❤️

Não preciso de dizer para brilhares. Se há homem que brilha para caraças és tu e cheio de pinta. 💫