domingo, 6 de abril de 2025

16 anos do transplante bi-pulmonar 💛🫁


6 de Abril de 2009 – 6 de Abril de 2025 💛🫁


Esta contagem é sempre impressionante. 16 anos se passaram do meu transplante e ainda parece mentira.

Dizemos com leviandade 16 anos mas se todos fizermos um exercício e pensarmos bem 16 anos é muito tempo. 16 anos é quase metade da minha vida e felizmente vivi-a após um transplante pulmonar. 

Recordar esta maratona é motivo de orgulho e sobretudo uma felicidade imensa. Vocês sabem o quão sou uma jovem feliz, o quão gosto de sorrir e reviver todo este dia.

Ser uma mulher de 33 anos, com Fibrose Quística e transplantada bi-pulmonar, não é fácil. Mas são duas características que não me deixam desistir nunca. Acordar todos os dias, olhar para trás e perceber tudo o que vivi e lutei até hoje, faz-me querer levantar com ainda mais vontade e gritar ao mundo o quão é bonita a vida.

A vida não é perfeita e nunca será. A minha vida já me pregou várias partidas, uma delas muito dura, e acredito que mais momentos virão para me fazer puxar as mangas para cima e lutar, de punho cerrado, de sorriso no rosto e um coração cheio de vontade de fazer diferente e melhor.

Neste dia, 6 de Abril, as palavras “não sei o que fazer a tanto ar” – que foram as primeiras que disse quando consegui falar depois do transplante – fazem ainda mais sentido. Contínuo a não saber o que fazer a tanto ar, porque tenho imensos projetos para começar, imensas ideias para pôr em prática e muitos anos para estar com os meus.

Se és saudável, não deixes que o “sofá” vença na preguiça, levanta-te e concretiza. 

Se estás à espera de um transplante, não deixes que um segundo nesse mesmo sofá te vença. Acredita que será apenas um segundo para repor as forças para os segundos de luta que tens pela frente.

Não importa onde estamos, mas sim a forma como vemos as coisas. E a vida é tão bonita, tão viva, tão rica e todos temos o privilégio de a poder contemplar. 


Que nunca nos falte o ar para sermos felizes. 💛

quarta-feira, 19 de março de 2025

Feliz Dia do Pai 💙

Hoje partilhava com alguém que todos os momentos que recordo do meu pai são momentos felizes. 

É dificil escolher apenas um ou dois.

E isso torna o dia de hoje menos pesado.


É um dia de recordações.

É um dia de recordações felizes.

É um dia de recordações de amor.


Esta foto tenho a certeza que é dos momentos em que mais nos orgulhamos mutuamente.

Tinha eu um mês e meio de transplante, estava internada na pneumologia, e estavamos a viver o ínicio de algo tão bom.

Ele orgulhoso do que eu estava a lutar, da minha recuperação e da forma como estava feliz.

Eu orgulhosa da força dele e do quão incondicional é o amor de um pai em prol da filha. Naquela fase, ele transformou as suas fragilidades numa coragem incrível e lutamos pela vida de mãos dadas.


Se há coisa que desejo é que todas as pessoas tenham a sorte que eu tenho de ter o Melhor Papá do Mundo. 💙


sábado, 8 de março de 2025

MULHERES INCRÍVEIS QUE INSPIRAM!

Estas mulheres representam muito mais do que simples rostos; são referências para mim, exemplos de força, dedicação e inspiração. Cada uma, à sua maneira, tem deixado uma marca profunda no meu caminho nas mais diversas vertentes.



A minha Mãe é o exemplo de amor incondicional, resiliência, coragem, entrega ao próximo e superação. É a mulher que me prova todos os dias, que juntas conseguimos virar o Mundo de novo ao contrário e não há nada que nos seja impossível.


As mulheres da família. Ensinam-me que a verdadeira grandeza está nos gestos diários de cuidado e preocupação pelos nossos. Nos seus papéis de mulheres, mães, esposas e profissionais demonstram naturalmente o enorme coração que têm. Todas elas têm uma garra extraordinária de nunca baixar os braços.





As mulheres que com determinação e visão, são vozes ativas na construção de um mundo mais justo, onde a igualdade não é apenas um ideal, mas uma realidade. Com elas, a luta ganha alma, compromisso e um propósito maior: transformar a sociedade para melhor, garantindo que ninguém fica para trás.


As mulheres na Saúde são referências na entrega das suas vidas em prol da sobrevivência dos outros. Há 15 anos atrás deram meses delas no meu transplante e dedicam-se à vida dos seus doentes como ninguém. Juntamente com as mulheres Enfermeiras dignificam o nosso SNS. Devolvem a vida a quem já não tem mais onde se agarrar.  São verdadeiras heroínas de bata branca. 


A mulher Mãe Cuidadora é a verdadeira guerreira e em todas as conversas transmite força e coragem. Para ela, há sempre uma luzinha que nos pode fazer acreditar que os esforços valem a pena. Tinha motivos para abdicar da felicidade, mas agarra-se à vida com uma garra emocionante. Ouvi-la é uma aprendizagem de vida.


Esta imagem não é apenas um retrato. É um tributo à força feminina, à capacidade de lutar, de persistir e de inspirar. Hoje, no dia da Mulher, devemos tod@s lutar, acreditar e valorizar as Mulheres que temos connosco.


Obrigado a cada uma de vocês por serem quem são.

Pelo que fazem por mim, pelos outros, pela vida. 

Como é bom ter-vos todas comigo.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Um ano, Papá!

Um ano … sem a tua voz, sem o teu abraço, sem o teu toque. Nunca pensei sentir um vazio tão grande na vida e isso torna a tua perda em algo que não parece real. Um ano que parece uma grande distância de tempo, aqui parece que foi ontem.


Há um ano atrás, por esta hora foi quando te sorri e te ajudei pela última vez. Sem suspeitar o que iria acontecer minutos depois. Mas sabes uma coisa Pai? É impossível o meu pensamento não fugir para os 32 anos de privilégio em te poder chamar “Papá”. O teu número continua com as tuas iniciais, as fotos continuam exatamente nas mesmas pastas que estavam e os vídeos e os áudios continuam a ser ouvidos. A saudade é gigante e o sentimento de gratidão por ter-te como Pai é ainda maior.

Falo muitas vezes de ti em muitas situações, é inevitável. E sabes porquê? Porque tu estavas em todos os lados, estavas pronto a ajudar em todas as situações e tinhas uma solução para tudo. Ainda hoje quando tenho uma dúvida, aquele pensamento rápido em te ligar a pedir ajuda vem. Tu sabias tudo, onde se comprava tudo, como se podia resolver tudo. Não há ninguém como tu.

És o melhor Papá do Mundo, és o melhor amigo do Mundo, és o grande Sr. Amândio, és o “homem incrível e bondoso”, para todos os que te conhecem. Hoje em conversa com o Adri, concluímos que és mesmo muito gostado por todos e que a tua marca no Mundo é tão grande. Um ano sem te vermos e continuas a ser motivo de orgulho e de inspiração. Cá fizeste tanto e tão bem que criaste uma rede sólida de pessoas que nos encorajam, nos protegem e nos consolam diariamente.

E se há coisa que não duvido é que estejas onde estiveres estás a brilhar para caraças. És o Maior Papá. 🤍

sábado, 25 de janeiro de 2025

A herança que ninguém quer receber | CNN


Olá a todas e a todos. 

Hoje saiu a reportagem sobre a fibrose quística na CNN. 

"A rapidez com que Ana Filipa fala esconde os muitos momentos em que o fôlego a fez abrandar, em que cada palavra era alimentada por uma garrafa de oxigénio. A sua pressa nas palavras mostra a forma como relativiza a doença que tem, que garante que não a define. Uma condição crónica, sem cura, mas que, ainda assim, é a sua “fiel companheira”. E não o esconde. “A fibrose quística é uma característica como ter o cabelo castanho, é uma coisa que não me vai deixar, é uma coisa que faz parte.” "

Podem ver toda a reportagem aqui: 

https://cnnportugal.iol.pt/dossier/a-heranca-que-ninguem-quer-receber/678fd829d34ea1acf27323f2


Beijinhos.