quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Dia 10 de Setembro 💛🤍

 Hoje, no Dia da Prevenção do Suicídio, não consigo deixar de pensar que a perda é dura… tão dura que nunca se esquece. Mas também me ensinou que "hoje" deve ser vivido em pleno, sem reservas, com tudo o que temos e somos. E curioso, a cor da prevenção do suicídio é o amarelo. 💛


Quem morre por suicídio não o faz por opção. É o resultado de uma dor ensurdecedora que não deixou espaço para ver outra saída. As pessoas não se suicidam… morrem por suicídio. E não devemos culpabilizá-las. Apenas recordá-las com o brilho que mostravam ao mundo, mesmo quando escondiam a tempestade que carregavam dentro, porque não queriam preocupar quem amavam.


Quando alguém parte desta forma, percebemos que o tempo que tivemos foi todo o que nos foi permitido viver juntos. E, com o tempo, aprendemos que a culpa não deve ficar connosco — porque não havia como ver tudo, não havia como salvá-la sozinhos.


Numa perda não existe a frase perfeita para dizer. Mas se as palavras que pensas dizer não acrescentam nada, é melhor guardá-las. Não digas o que achas que foi, não digas que a pessoa agora está melhor por ela escolheu assim, não digas que ela não aguentou estar cá.


E tu se sentes que não estás bem, fala, pede ajuda. A tua vida vale infinitamente mais do que o silêncio. Pedir ajuda é coragem, é resiliência, é amor.


E se te pedirem ajuda, ouve e abraça. Aconselha um profissional e nunca digas "isso passa".


E agora, se perdeste alguém, abraça as recordações e nunca a culpa.


Fica a saber que nunca estás sozinho, mesmo que penses que estás. 💛




quarta-feira, 3 de setembro de 2025

34. 34 anos.

 34 anos. O meu aniversário é sempre um dia de sonho. 💛


O caminho nunca foi fácil mas também podia ter sido bem pior em alguns momentos.

Têm sido anos de muitas lutas, algumas quedas, mas muitas conquistas e momentos de recomeços tão especiais.

E são estes recomeços que são feitos de amor, de abraços e de pequenos milagres que me mostraram que a vida, mesmo quando parece dura demais, ainda guarda beleza.


Olho para trás e vejo a menina que sonhava, a jovem que ousou, a mulher que caiu e se levantou vezes sem conta. Vejo dor, mas vejo também coragem. Vejo perdas que deixaram marcas profundas, mas que me ensinaram o valor de cada instante. Vejo vitórias que nasceram da resiliência.


E é por isso que, neste dia, não celebro apenas mais um ano de vida mas celebro sim a vida - a possibilidade de respirar fundo, de sorrir, de abraçar, de amar, de continuar. Celebro a esperança que nunca se apagou, mesmo quando parecia apenas uma faísca.


Aos 34, escolho acreditar que o melhor ainda está por vir. Que cada ano acrescenta força, sabedoria e ternura. Que o amanhã não se escreve sozinho, mas é carregado com fé, coragem e esperança.


Hoje sou o resultado de tudo o que vivi, mas também o início de tudo o que ainda posso ser. ✨




terça-feira, 2 de setembro de 2025

Dia 2 de Setembro será sempre um dia feliz 💛

 Hoje o meu coração sorri e aperta ao mesmo tempo.

Esta é das memórias mais bonitas juntos. 

Esta casa já não existe, tu existes de outra forma. A vida muda tanto e faz-me crescer a uma velocidade alucinante.


Não é um dia fácil. É um dia de recordações. 

O teu aniversário será sempre dos dias mais importantes da minha vida. E recordar as nossas rotinas, o teu sorriso, o teu brilho no olhar, o teu jeito de organizar tudo em grande (e a esconder da mamã). Luzes, fios por todo o lado, fita-cola a colar tudo, lonas enormes e tubos que seguravam tudo. Isto eras tu nas festas. Querias que tudo estivesse perfeito para receber a família e festejar este dia que tanto gostavas.

Foi contigo que aprendi a festejar euforicamente o dia de aniversário, sou tão (orgulhosamente) igual a ti. 


É por tudo isto que a saudade é tão grande. A saudade dói porque sempre foi tudo tão bom, tão alegre, tão colorido e sorridente … como tu. 


Hoje parabenizo-te, não com velas acesas, mas com memórias que iluminam a minha vida.


Parabéns Papy! Será sempre uma honra fazer o meu aniversário um dia depois de ti Papá. ✨