quarta-feira, 4 de junho de 2014

Comemoração do 100º Transplante Pulmonar em Portugal - Presença

     Hoje na Universidade Nova de Lisboa, comemorou-se os 103 transplantes já feitos em Portugal e tudo aquilo com que os médicos e nós nos orgulhamos com esse grande marco para o país.
     A cerimônia contou com a presença da Dra Teresa Sustelo, do Professor Dr Fragata, do dr José Maria Borro, do dr Andréas Varella e ainda do ministro da Saúde Dr. Paulo Macedo.

     Foi sem dúvida alguma um encontro muito especial, quase todos os transplantados juntos, os médicos, enfermeiros, todos reunidos em ambiente de festa e de orgulho.
     O Dr Fragata começou por dizer que aquela comemoração era nossa, dos transplantados,e que nós eramos os verdadeiros heróis da "história". E acho que, pela primeira vez, discordo dele: sem os médicos não era possível todas estas histórias, são eles que nos enviam para a cirurgia, são eles que nos tratam da melhor forma e são eles que nos "ligam" todos os tubinhos para que os pulmões fiquem a funcionar em pleno.

   
Foi aquela equipa que me deu a melhor sensação do Mundo de saber o que era respirar, de não saber o que fazer a tanto ar. São um orgulho para nós doentes, para nossas famílias e para o nosso País. E estou confiante que daqui a uns tempos o país saiba dar o total e merecido valor a todas estas equipas, que saem do conforto das suas casas, que deixam parte do carinho das suas famílias, para estarem 24h ao nosso lado, para estarem 11h na minha cirurgia, 3 meses a cuidar de mim e dignam-se durante estes 5 anos a atender as minhas chamadas a qualquer hora da noite, seja para o que for. A isto se chama: pessoas com coração, pessoas especiais que tornam em pessoas vivas!
   

Contamos também com a presença do ministro da Saúde que se comprometeu (novamente) a estar atento e honrar os seus compromissos para connoscos doentes/transplantados. Fiquei contente a ouvir o que disse, e fiquei realmente com vontade e esperança que tudo seja na verdade realizado. Lutei muito por este transplante, lutei para respirar como o faço á 5 anos, luto todos os dias contra todas as adversidades que se impõem no meu caminho, luto para a minha felicidade e estabilidade da saúde, e tenho comigo um conjunto enorme de pessoas que o fazem ao meu lado desde essa cirurgia. E não quero, mas não quero mesmo, que este sonho acabe porque um grupo de pessoas representadas pelo sr ministro que terminem esse sonho. Ninguém tem o direito de descredibilizar uma equipa médica e muito menos a MINHA equipa médica de Sta Marta.

     Hoje foi um dia muito especial. Foi um dia de festa!
     Obrigada a todos os quantos fazem, que a vida de muitos como eu seja tão perfeita, preenchida de ar e esperança todos os dias.
     Um bem haja para todos vocês.

     Beijinhos salgados *
     Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário