sexta-feira, 5 de abril de 2013

4 Anos de Um Sonho


É incrível como o tempo passa a correr e quando paro para pensar que já passaram quatro anos , já tanto aconteceu.
É incrível pensar que já passaram realmente quatro anos do momento "Filipa, prepara-te. Vamos para Lisboa". É uma sensação tão boa sentir que já passei um , dois, três , e já estou no quarto ano após o meu transplante. 
Faz precisamente agora quatro anos que esse dia aconteceu. E hoje estou aqui a recordar tudo o que passei no dia 5 de Abril de 2009. 
Nestes anos muito aconteceu. Aliás não foi só neste quatro anos que se passaram muitas coisas, até mesmo só naqueles três dias tantas emoções se sentiram. Dia 5 foi o dia da noticia ,  o dia 6 foi o dia de entrada para o incerto e esperançoso bloco operatório e o dia 7 foi o glorioso dia do primeiro acordar após o transplante.
Três dias de emoções que nunca esquecerei na minha vida. São dias que recordo a cada respiração. Pois foram eles que me proporcionaram respirar como hoje o faço.
Não consigo encontrar somente uma palavra para estes dias: incerteza , esperança, medo, felicidade, confiança, tantos. E como podem reparar, cada palavra contraria a seguinte. Naquele dia em que parto para Lisboa, foram pouco mais que duas horas, de muita confusão, de muita certeza que queria chegar e ouvir o "SIM" , mas ao mesmo tempo vontade de a meio do percurso ouvir "NÃO".  Dessa viagem lembro-me dos sorrisos discretos da minha mãe, da extrema ausência de palavras dela, da preocupação dos bombeiros e de "ouvir" muito rapidamente todas as palavras encorajadoras de todos os meus familiares e amigos até aquele momento (engraçado como ainda hoje consigo ouvir todas elas). Das restantes horas até á entrada do bloco só me recordo de me dizerem para descansar e estar calma. Mas depois quando tive de entrar para o bloco recordo-me perfeitamente do "Até já" aos meus pais e ao meu fantástico irmão e entrar naquelas portas enormes e acreditar que o sonho estava-se a realizar. E que independentemente do fecho da história, tinha a certeza que tinha sido feliz e isso era o mais importante: estar feliz e acreditar que dali em diante iriam fazer tudo para que essa felicidade aumentasse.
E faço questão de todos os anos fazer um "voltar atrás" de todos os momentos e de recordar "a esta hora estava a ..." , "agora estaria a entrar para o bloco" ... E não consigo compreender quem diz que agora é esquecer o que aconteceu e viver. 
Para viver em plena consciência da realidade, com todos os cuidados e até mesmo receios, é preciso recordar! É preciso recordar os momentos em que doeu, em que quis chorar, em que custou. Pois também me lembrando deles, dou ainda mais valor a tudo o que vivo no presente e consigo construir alicerces para um futuro.
Não quero esquecer esses dias, quero recordar, falar e contar tudo o que passei neles e sorrir. Pensar que tive medo, que lutei, que até posso ter chorado, que pode ter doído, que posso ter achado forte e que sofri um pouco, mas que lutei e consegui chegar até aqui, que hoje estou com quatro anos de sucesso e muitos mais irão vir pela frente. 
Tal como não quero (e nao esqueço) os sentimentos daqueles dias, também não esqueço as pessoas que fizeram o percurso do meu lado até aquele dia, naquele dia, e daquele dia em diante até aos dias de hoje! 
Todos foram essenciais para a pessoa que me fui construindo ao longo dos anos, e hoje com 21 anos e quatro de transplante, orgulho-me de ter as melhores pessoas ao meu lado. E a todos que estão comigo sempre, que me continuam a alertar para tudo o que tenho de fazer para continuar bem, só vos tenho a dizer OBRIGADA, MUITO OBRIGADA !
E não podia deixar uma palavra e um abraço muito apertado a todos os médicos  enfermeiros do Hospital de Santa Marta por terem feito um trabalho tão tão incrível e eles sim têm grande parte do sucesso do meu respirar :)  E também à equipa do Hospital Maria Pia que me ajudou a estar bem e sobreviver até ao transplante e não foi um percurso fácil.

É em todos vocês que ganho forças para este dia a dia! É em vocês que ganho alento para acreditar que tudo irá melhorar, naqueles momentos em que aparecem os obstáculos! É em vocês que penso sempre em cada vitória. Não é minha, é Nossa! :)


E é inevitável no meio de toda esta alegria e euforia, não me lembrar de todos aqueles que partiram na certeza que eu iria vencer um dia! Todos eles com Fibrose Quistica, que me deram alento, apoio e coragem. Todos eles que em longas conversas trocávamos experiências, desabafávamos medos e colhíamos a esperança uns dos outros. São vocês as minhas estrelinhas, os meus exemplos! Vocês lutaram até mesmo quando as forças vos falhavam. A minha homenagem para todos vocês e um beijo de imensa saudade.

E só deito uma lágrima, lágrima de saudade, de emoção, por não te ter mostrado como fui capaz de vencer, até quando muitos desacreditaram, a ti Avô, meu anjo da Guarda. Até mesmo quando te custava a saúde preocupavas-te comigo. E espero que estejas orgulhosa de mim Vô. Também faz agora anos que partiste e deixaste um legado de luta, coragem e força. Orgulho-me de ter herdado isso de Ti!

Obrigada mais uma vez a todos!

Quatro anos de vitórias, de coragem, de esperança!
Quatro anos depois ainda me pergunto: Como posso agradecer ás pessoas que me devolveram a Vida ?

Força a todos !

Beijinhos , 
Ana Filipa

1 comentário:

  1. Parabens, Filipa!!!
    Espero que continues a viver com essa força de vida que és e a ensinar os que têm o prazer de privar contigo como a beleza da vida está nos momentos mais pequeninos, naqueles pequenos instantes em que às vezes nos esquecemos de parar para respirar e contemplar o que nos rodeia.

    Tudo de bom para ti :-)

    beijinho*

    ResponderEliminar