quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Mundial de Doação de Órgãos - 27 de Setembro


Apesar das diversas datas indicadas para o Dia Mundial da Doação de Orgãos, hoje dia 27 de Setembro é o que mais prevalece.
E claro que este é um dia que nos remete a sensibilizar à Doação de Orgãos.
É um acto de amor e coragem para com os outros. Eu própria fui salva por intermédio de uma doação, neste caso de pulmões.
O transplante pulmonar neste momento é o último "recurso" de uma melhora de vida da minha patologia, Fibrose Quistica  E eu fui uma premiada pela boa vontade e generosidade de alguém que doou os seus pulmões com a intenção de salvar alguém, de devolver uma vida a quem precisasse.
Alguém doou , eu precisei , eu renasci.

Parece-me que esta questão é ainda um pouco camuflada e "abafada" de comentários e as opiniões são variadas. Existe quem concorde, quem não aceite doar algo seu no dia em que já não precise e quem diga que era incapaz de receber um órgão de quem não sabia a origem.
Claro que a meu ver esta situação é favorável a todos. A quem doa , sabe que ajudará alguém que necessite muito de uma vida. E se, no caso do cadáver  já não precisa dos órgãos e já foi feito tudo pela vida dessa pessoa , porque não doar esses órgãos e salvar alguém que precise de viver e que ainda haja essa oportunidade ?

Pensemos bem nesta questão de doar órgãos  E não nos esqueçamos também que é possível salvar vidas através do doações de sangue.

Um pequeno gesto, um mero "SIM" à doação , é salvar uma vida !

1 comentário:

  1. Olá Filipa,

    Espero que estejas melhor da tua operaçao à visicula, eu também tive que a fazer! Uff!

    Publiquei o teu artigo na nova pagina que tenho no facebook, espero-te lá com o teu "like" ;)
    Um beijinho,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar