quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pequenos Grandes Lutadores


    Hoje dedico-me aos nossos pequenos grandes lutadores de Fibrose Quística.Nos doentes de FQ pudemos ter muito orgulho na forma como encaramos a vida, não paramos de lutar a primeira dificuldade, senão não chegaríamos a lado nenhum. Batalha após batalha conseguimos ter um sorriso que nos dá o impulso para a próxima batalha e vamos conquistando assim as vitorias que nos fazem viver felizes.
    Não desistimos, sonhamos e conquistamos objetivos.Somos confrontados desde cedo com um montão de cuidados, medicamentos, tratamentos, internamentos e as chamadas “coisas de adultos”. 
    O que para os outros meninos são os “maus de bata branca” para nós são os nossos melhores amigos.Com esta doença conseguimos apesar de tudo , sorrirmos e sermos muito felizes. 
    Eu cheguei a um ponto em que a situação só seria "parcialmente" resolvida com o transplante pulmonar e o que sempre disse foi Sim! Nunca recusei essa ideia, nunca fiquei de pé atrás. Mas tinha consciente do que se passaria, como eu dizia: "Pode correr bem e vivo muitos anos, como posso entrar e acabou." Mas tenho a certeza que fui sempre muito feliz, como sou ainda hoje. 


    Mas infelizmente na última semana perdi duas amigas. Marta de 11 anos, que tão pequena era tão grande na sua luta. A FQ pregou-lhe uma partida e ela não conseguiu. Mas acredito que sorriu sempre, lutou e hoje orgulha-nos e é um exemplo de quem tão pequena consegue passar coisas que pouquíssimas pessoas com uma idade mais madura conseguiriam. Ela mostrou-nos o que é ser uma Grande Mulher com 11 anos. Hoje é um anjinho nosso * E protege-nos junto de tantos outros.
     E a nossa Grande Dina também não aguentou a sua luta. Sorriu e reagiu até ao último segundo. A sua força era invejável. Mesmo nos cuidados intensivos, tentava falar, sorrir, apertada a mão para mostrar como estava forte. E ela para mim será sempre um Grande Exemplo. Nas consultas era sempre uma festa quando ela estava, a sua felicidade e coragem era contagiosa. 


    São o nosso orgulho, como tantos outros que partiram dando-nos o seu último sorriso e mostrando que somos de fibra. Somos crianças formadas Homens e Mulheres desde cedo. E nos continuamos nesta luta, relembrando-as e seguindo os seus exemplos de força, coragem e esperança no dia de amanhã. 


    Aqui deixo um enorme abraço a todos e uma lágrima de Orgulho nos Exemplos que foram e nos Exemplos que os mais novos se estão a tornar :)


Sejam Felizes !

1 comentário:

  1. A minha pequena também foi uma lutadora de Fibra,com dois dias de vida fez cirurgia para retirada do íleo meconial,mas aos 47 dias fazendo o teste do suaor teve parada cardíaca e após 7 dias a confirmação da morte cerebral.Força Filipa,mostre a todas as pessoas de Fibra que eles podem vencer assim como você!

    ResponderEliminar