quarta-feira, 7 de março de 2012

35 Meses

Hoje mais um mês. Já 35 se passaram e cada dia é mais especial respirar.

Nestes 35 meses, já aproveitem tantas coisas que até aqui nunca tinha experimentado e orgulho-me imenso de tudo o que consegui conquistar e que ainda preservo.

Já passei momentos de muita preocupação, os primeiros dias a novidade de respirar, a novidade de não saber como o meu organismo iria reagir. As saudades de todas as pessoas que sabia que me esperavam ansiosamente aqui na Trofa e tanto me mimavam mesmo à distância.

Momentos de muita ansiedade, enquanto estive entubada e não sabia quando me iriam retirar o tudo da garganta, quando é que iria saber o que iria ser respirar finalmente.

Momentos em que receei o futuro, as rejeições e todas as complicações que aos poucos poderiam surgir e poderiam complicar o sonho de voltar a respirar.

Até que passado 10 dias , soube o que era realmente respirar: “não sei o que fazer a tanto ar.” Foram das primeiras palavras que disse.

Nesse momento, em que soube o que era respirar, senti uma alegria que nunca senti, um sorriso apoderou-se do meu rosto e de lá nunca mais saiu.

A partir do momento em que cheguei à Trofa, à minha vida, ao meu Mundo todo o receio e todas as possíveis duvidas desapareceram. Agarrei-me a todos os que mostraram o seu amor durante todos estes anos de luta, e todos aqueles que no momento em que mais precisei se aproximaram e me protegeram (e ainda hoje me protegem).

Estão a ser quase 3 anos de muitas provas. Provas de luta e coragem, todos os dias em que me confronto com alguns sustos que fazem parte de tudo isto. Provas de carinho e amizade por parte de toda a gente. Provas de mudança, de companheirismo e de aliança, com todos os que partilham comigo as suas histórias e entre todos nos ajudamos e aprendemos a sorrir juntos.

Obrigada! É o que mais me passa pela cabeça hoje. Agradecer a todos os que nunca me deixaram, mesmo alguns que neste momento possam não estar comigo mas que nunca saíram do meu lado e me deram sempre o seu apoio e dessa forma se tornaram especiais e inesquecíveis na minha vida.

“Sofro de Fibrose Quística e sou transplantada Bi-Pulmonar” são duas coisas que me pertencem e me orgulham todos os dias. E sabem porque? Porque “há males que vêem por bem” e é bem verdade, se não tivesse esta patologia não sorriria assim, não teria a força que tenho e toda a vontade de viver cada dia mais e melhor. Aprendi que existem dias que damos passos para a frente na vida, mas que podemos ter que dar dois para trás para conseguir depois avançar um.

E, como já me disseram, “a doença é tua , mas a força é nossa”, a verdade mais sincera e maravilhosa de se sentir. Sinto que tenho a doença e que não irei ver-me sem ela, mas para mim é possível viver mesmo assim. E é possível porque tenho a força da minha família, dos meus amigos, dos amigos inesquecíveis.

Como ontem me perguntaram: “Não tiveste momentos de medo?” e eu respondi: “Todos temos. Mas a força dos amigos e família prevalece sob tudo isso”.

Não sei o dia de amanhã, mas podem crer que hoje lutei e não desisti de viver. Sei que amanhã ao acordar irei dizer “Estou viva”.

Luto por mim, por todos aqueles que junto de mim não me deixam desistir, luto por Ti, pelas equipas fantásticas do Maria Pia e de Santa Marta, da equipa de terapeutas que nunca desistiram de mim, luto por aqueles que infelizmente deixaram a sua luta precocemente.

E agora a todos os que se encontram numa situação delicada, e quem sabe à espera de transplante pulmonar. Não desistam. Falta tao pouco para se sentirem completos, só falta um pouquinho mesmo. E não desisti, lutei, acreditei que era possível vencer mais uma batalha. A maior de todas era o transplante, e aos 17 anos consegui vencer.

A todos vocês desejo muita Força – Coragem – Esperança. Sonhem, riam e essencialmente vivam.

Viver vale a pena sem dúvida.

“Agarrei a oportunidade de voltar a nascer” á 35 meses e estou muito feliz.

2 comentários:

  1. es uma rapariga de luta
    parabens es um exemplo de vida
    obrigada por existires
    bjx

    ResponderEliminar
  2. És verdadeiramente uma pessoa exemplar a todos os que passam pelo o que já passaste, és talvez para muito uma fonte de inspiração, dás força aos que não acreditam e pensam que já não há nada a fazer.
    És uma rapariga de luta, de força e de uma enorme esperança, e de uma grande força de vontade em viver.
    Com o passar do tempo foste vendo que realmente tens amigos verdadeiros e vez o que eles significam para ti.
    O que te posso desejar é muitas felicidades, mereces tudo mas tudo mesmo de bom, beijinhos fica bem. Ricardo Peixoto (Trofa)

    ResponderEliminar