terça-feira, 8 de junho de 2010

“Acreditar que é possível” , 14 meses ( :

Há quem diga que para tudo na vida é preciso ter sorte. Para que estejamos felizes, precisamos de ter sorte de ter uma família que nos proporciona esse ambiente. Para termos sucesso na vida é preciso ter a sorte de ter oportunidades que facilitem esse mesmo sucesso. Ou seja, para que na vida nos aconteça algo de bom, não nos compete a nós, mas sim ao ambiente que nos rodeia. Pois bem, se pensarmos bem quem tem essa mesma “sorte” não sabe dar o seu verdadeiro valor, não valoriza o que de bom lhe foi proporcionado. E nós, refiro-me a doentes de Fibrose Quística, não temos essa “sorte” dada. Tudo o que nos acontece de bom é fruto do nosso esforço e dedicação.

Nós acreditamos que é possível, e é nesse acreditar que fui buscar muitas das forças para que a vida me sorrisse.

Sempre me ensinaram que a sorte não se tem, nada é dado mas consegue-se!

E eu lutei para conseguir a vida que tenho hoje. Vida essa que sempre foi feliz. Sempre me orgulhei de ser como era, a Fibrose Quística ensinou-me tanto. Ensinou-me o que era ter de lutar para conseguir viver, o que era ter de ser forte e pensar que o dia seguinte seria melhor, que o que “tem de ser” tem muita força e aprendi sobretudo a moldar-me aos limites da minha vida. Todos nós temos limites, até quem se diz ter a “sorte” de ser saudável.

Não tenho vergonha de dizer que tenho fibrose quistica, não tenho vergonha de dizer que estava muito mal, que tinha de ser submetida a um transplante, que não era ‘igual’ não outros meus amigos. E percebi então que era especial, senti-me na obrigação de mostrar que se vive feliz de qualquer maneira, desde que nós sejamos felizes por sermos nós próprios.

E em 18 anos de vida, em 14 meses de transplante que festejei ontem, posso afirmar que sou feliz e muito mesmo.

Sou feliz por ser quem sou. Tenho orgulho em ter conseguido lutar e vencer no dia 7 de Abril de 2009.

E sinto-me tão bem em receber os mais variados email’s e mensagens de ajuda e felicitação de outros “amigos” com FQ.

E espero que a minha felicidade hoje, seja a vossa amanhã. E não se esqueçam que nós com Fibrose Quística, somos especiais e lutadores ( :

E termino hoje a dizer-vos como disse uma vez Raul Solnado “Façam o favor de serem felizes”.

9 comentários:

  1. OLA FILIPINHA PALAVRAS PARA QUE

    SO TE DIGO MAIS UMA VEZ FORÇA FILIPINHA

    BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa sou a Joana e moro nos arredores de Santo Tirso.Hoje pela primeira vez li o teu testemunho que tanto me confortou neste momento menos bom da minha vida.Eu que preciso de um trasplante de rim recebi das tuas palavras coragem e força para não desistir.ÉS UM EXEMPLO DE VIDA.

    ResponderEliminar
  3. filipa ex um exemplo de vida....nao xo para quem tem a doença max tambem para quem diz que é xoudavel....xempre que leio o teu textemunho xoro porque me toca mexmo no coraçao.....porque o que paxax te tu paxou a minha melhor amiga.max graçax a deux tu tax aqui para dar o teu textemunho e xerex feliz e ja ela nao...porque nao tinha ninguem compativel com ela...
    EXPERO QUE CONTINUEX A DAR O TEU TEXTEMUNHO E QUE XEJAX FELIX.FORÇA FILIPA EX A MAIOR

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa. Que texto lindo *_* que me consegui pôr a chorar. Acho maravilhoso o facto de dares a conhecer o teu testemunho a outra pessoas e a transmitir a tonelada de força que tens dentro de ti. Já disse e repito : ÉS MAIS QUE UM EXEMPLO DE VIDA DE CORAGEM! Beijinhos. *
    Rita (Algarve)

    ResponderEliminar
  5. É....hoje de facto, a gente fica assim!!! Sem nada para dizer. E qualquer coisa que diga é só para nos envergonharmos e pensar que uma dor de barriga é um tormento. Que lameichas que eu sou.
    Filipa á cerca de um ano conheci o teu Pai no hospital da Trofa onde estava a falar com essa grande mulher ( também ) Maria Barroso. Logo percebi, que a filha dele que já tinha conhecimento que eras Tu, a tal guerreira, que tanto se falava e enchia de orgulho de cada trofense ...de cada nortenho...de cada português ...e mesmo aqueles que Tu sabes, passaram para além fronteiras. que bom!!! que lindo !!! Que arrepiante, era a tua história que nos comoveu a todos. Sabiamos que eras um caso pioneiro na Peninsula Ibérica.
    Que estiveste 11 horas na arriscada operação . Também sabíamos que podias até não resistir.
    Sabíamos que com a tua força e coragem estava a ser o exemplo para tanta gente que depositava grande esperança em Ti.
    Tu sabias o que estavas a correr contra a tua própria vida.
    Mas também sabias que tinhas Deus do teu lado. como se isso até podesse ser pouco ( que estupidez ) olhava-se a nossa volta e sentia-se a emoção cheia de força da tua família ....dos teus amigos ...e eram tantos, tantos, tantos, que na vigília de 7 abril de 2009 á 19 horas a igreja matriz de S.Martinho de Bougado aí na Trofa, foi pequena para tanta gente. Como em 2 ou trez horas circulou uma notícia em prol da Filipae uma multidão de gente quiz associar-se ao acto de rezar por Ti. ISTO É ESPANTOSO!!!!
    Foi arrepiante ver aquelas pessoas no final a chorar , mas com a certeza que em Lisboa, naquele momento , naquela hora, estava a ser transplantada aquela menina que viria a ser um exemplo Nacional que muito ajudou em prol da recuperação de muitos doentes . Lembro-me que em Monção na clinica chegou aqueles doentes que já muito debilitados uma nova esperança de vida, que se intitulou "Filipamania " lembras-te?
    Desculpa falar assim , nem é meu costume falar tanto . Até nem gosto nada destas coisas de computadores....internet`s. Mas sou um teu seguidou muito atento e venerado. Até podia dizer-te o meu nome e o teu Pai esse grande amigo, iria ver logo que eu sou. Não , não o posso fazer . Conheço o teu Pai, e sei o quanto iria ficar sensibilizado . É esta, a tua família que tanto te apoiou. Mas a verdade, e os teus pais foram os primeiros a dizê-lo: tu és a força e a coragem que eles encontraram para levar a vida para a frente. Sabemos bem os momentos de fraqueza que os teus pais tiveram . Ainda hoje não é fácil. Sabemos que ainda existem por vezes sobressaltos, em que tudo pára e fazem mudar logo muitas coisas . A vida é assim . Desculpa mais uma vez, estou a chorar mas sinto-me bem porque encontrei em ti um enorme apoio e aquela luz que ás vezes por muito que a gente se estique não conseguimos lá chegar. Apetece-me estar aqui a escrever sempre , sempre, sempre, mas só posso dizer aquilo que muita gente já te disse, e quando estamos com as nossa orações dizemos obrigado Jesus e ...obrigado Filipa

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa, se olharmos para o mundo de hoje em dia, nota-se que é um mundo imperfeito com todas as suas injustiças e uma coisa que aprendi é que nada é ao acaso, sorte e azar só existe no nosso pensamento, porque na realidade a nossa vida presente e futura resume-se a decisões/escolhas pessoais, e decisões/escolhas dos outros e todas elas tem dois lados, más ou boas e ambas com as suas consequências! Bem é a minha opinião! :D
    És uma pessoa especial, porque só pessoas especiais conseguem ter tanta força para ti e até mesmo para a transmitir a conhecidos e até mesmo a desconhecidos como eu, por isso Obrigada Filipa! **

    ResponderEliminar
  7. só quero dizer que passei por aqui!

    sabe tão bem saber que existes e fazes muita gente feliz
    também eu digo,
    OBRIGADO FILIPA

    MÁRIO PEREIRA

    FREIXO DE ESPADA

    ResponderEliminar
  8. oulhá qué bom saver qués assim.
    minha famílha agradecerte filipa
    por tuda sa´de deste a meu irmãa
    obrigadas

    hellmutt franz

    germany
    munich

    viva portugal e alemania e a filipa

    muito e obrigada de toddos aqui para ati

    ResponderEliminar
  9. OLA FILIPA, A 1º VEZ QUE OUVI FALAR DE TI FOI NO M PIA, CONSULTA DE F. QUISTICA EM ABRIL DE 2009. TINHAS ACABADO DE SER OPERADA E DESDE ENTÃO TORNOU SE UM VÍCIO VISITAR O TEU BLOG PARA SABER NOTICIAS TUAS E TORCER POR TI. ÉS UM EXEMPLO DE CORAGEM. BEIJOS E FELICIDADE. SANDRA

    ResponderEliminar