domingo, 9 de maio de 2010

13 Meses (:


Parece que ainda foi ontem que tudo isto aconteceu, a chamada , a alegria associada ao medo, a entrada no bloco, os drenos , o respirar pela primeira vez, tudo tão especial, mas que já foi á treze meses.

Este primeiro mês após o ano, foi ainda mais especial. Isto porque me encontro na recta final de um grande sonho de acabar o 12ª ano. Apesar do trabalho imenso , da Dra Luisa a dizer-me “Felipa vamos com calma” , a minha família “Tens tempo, calma Lipa” e os meus amigos a resmungar regularmente “Lipa tens de descansar” , apesar de tudo. É a primeira vez que sinto na pele a correria dos estudos, o nervosismo e ate mesmo um cansaço de um ano a estudar sem interrupções. O que para a minha turma é algo cansativo, para mim é uma “alegria” porque á tantos anos que não estudo sem nunca faltar por internamentos.

E nestes últimos meses muitos momentos me marcaram, muitas pequeninas coisas mas tão especiais.

O que nunca pensei vir a acontecer foi, as saudades que tenho da minha segunda casa que criei no Porto. Cada vez que por precaução vou ao Maria Pia, são umas saudades, uma lágrima no canto do olho, daquele quarto que tanto foi meu. A caminha 14 que tantas alegrias me deu , tantas risadas com a família e os meus amigos. Tantas surpresas que lá aconteceram.

E é assim que vivo estes dias , a recordar o quanto fui feliz , quando ainda nem respirar sabia.

Mas agora, ao saber respirar ,ao saber o que é sentir a verdadeira vida , são momentos ainda melhores. Uma liberdade de movimentos , de expressões, uma magia de momentos.

Momentos esses que são acarinhados por palavras que me marcaram , palavras que me deixaram sem reacção e apenas com uma lágrima de alegria *

Só os amigos de verdade, é que nos vêm cada dia pior e no dia em que colocamos o oxigénio numa aula, se viram e dizem “Oh que querida Ana Falipa, e que nos transformam logo o dia.

Não é preciso dizer nada, basta conhecer-te” , é tão bom ouvir isto , e ainda melhor sentir que não preciso de dizer que não estou tão bem para o notarem.

Há infelicidades que vêm por bem” , é verdade, porque se não tivesse Fibrose Quistica não era a Filipa de hoje que valoriza tudo.

Enquanto os outros lêm o que escreves, eu sinto o que tu sentes” , o que dizer quando um amigo nos diz isto ?

Eu só agradeço por ter os melhores amigos, que nunca me deixaram; nunca desistiram de mim e sempre lutaram do meu lado, como se da vida deles se tratasse.

Estão a ser 13 meses de uma correria, de um entusiasmo, que parece que ainda foi á dias que comecei a respirar. Mas o dia em que senti “tanto ar” a entrar, nunca será esquecido, pois foi graças a ele que estou VIVA .



12 comentários:

  1. Olá Filipa. (: fico mesmo muito contente por festejares estes 13 meses depois do transplante com tanta alegria e com tanta esperança.
    Para mim és MUITO MAIS QUE UM EXEMPLO DE VIDA! Obrigada por nos brindares com as tuas experiências de vida que tanto nos dão força para nos agarrarmos à vida com toda a força que temos e para lutarmos pelos sonhos em que realmente acreditamos.
    Desejo-te as maiores felicidades, beijinhos. (:
    Rita Agostinho Soares, 15 anos. (Algarve)

    ResponderEliminar
  2. É tão bom ler estas tuas palavras. Tb estou neste momento a passar por um problema pulmunar mas nada comparado com o teu, mas já deu para o susto (que ainda não passou totalmente pois fiquei com o figado apectado devido aos antibióticos). É a coisa mais assustadora, querer respirar e não conseguir... só de me lembrar ainda me dá vontade de chorar, por isso gostei de ler as tuas palavras, deram-me forças para continuar com a fisioterapia respiratória (estou com o diafragma preso) e deixar de olhar para o meu umbigo e olhar á volta.
    Já acompanho o teu blog há algum tempo e nunca pensei a vir a passar por um problema deste género, por isso, ninguém está livre de nada, acontece a todos e em qlqr altura da vida!
    Beijinhos e muita força para o ke por aí vem!
    Silvia

    ResponderEliminar
  3. olà ana filipa, que alegria sinto pela tua alegria pela vida e pelos estudos.....
    devagar se vai ao longe......
    muita força e determinação te vâo levar a bom porto......bjs

    ResponderEliminar
  4. Filipinha es um orgulho mesmo para aqueles que so tem o privilegio de te conhecer no papel ( acho que percebes )

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Filipinha (:

    tenho muito orgulho em ti, és uma miúda fantástica.
    fazes com que eu pense duas vezes antes de desistir ou me queixar de algo .
    quando te vejo no liceu , com os teus amigos, os teus olhos a brilhar de alegria e o sorriso deles de orgulho em ti, é tão bom ver-te assim *.*

    muito boa sorte para a tua vida, e que o teu 12º acabe com tanto sucesso como tens tido na vida pessoal (:

    beijinho grande *

    N*

    ResponderEliminar
  6. ola minha querida estou aqui para dizer que tenho muitas saudades tuas, nao de estares internada mas das nossas conversas das nossas brincadeiras,do nestun da 1 hora e principal do teu sorriso...
    tudo de bom para ti, irmao e pais...
    voces estao no meu coraçao...para ti querida um beijo do tamanho do mundo e um xi bem apertadinho da auxiliar da sala 2, nanda santana...

    ResponderEliminar
  7. OLÁ FERNANDA SANTANA
    QUANDO DIZ "NESTUM" É MESMO NESTUM?
    ESTA MIÚDA É FANTÁSTICA
    JÁ PERCEBI QUE ERA ENFERMEIRA DA FILIPA NO MARIA PIA.
    IMAGINO O PRAZER QUE DEVE TER TIDO AO PARTILHAR COM ESTA GUERREIRA.
    AH! É VERDADE ! AINDA POR CIMA ESTE EXEMPLO DE VIDA QUE NOS FAZ PENSAR O QUE REALMENTE ÁS VEZES NÃO DAMOS VALOR ........É DO BENFICA.

    AAHHHHHHHH.....CAMPEONA!!!!!!

    UM ABRAÇO E OBRIGADO.

    UM ADMIRADOR ( SÓ ISSO, PORQUE JÁ SOU PAI DE FAMÍLIA )

    FORÇA.....CORAGEM!!!!

    ResponderEliminar
  8. Fantástica Filipa, não tenho palavras. Continua...
    Espero um dia (brevemente) poder sentir este turbolhão de emoções q tu sentes!
    Sabes q esta noite foi transplantada mais uma adolescente? Maravilhoso, an?! Tenho muita esperança q a minha vez está para breve :D

    Beijinho enorme*
    Bia

    ResponderEliminar
  9. foi um prazer conhecer e conviver com a filipa,aprendi muito com ela e com os outros meninos.
    nao sou enfermeira mas sim auxiliar de accao medica...
    e sempre que ela queria depois da medicaçao por volta da 1 hora da manha, ela comia o famoso prato de nestum com toda a satisfaçao como se tratasse do melhor manjar...
    adoro te filipa..beijo grande.. fica bem

    ResponderEliminar
  10. Ao ler estes comentários, “sinto-me na obrigação” de dar o meu testemunho. Tive o prazer de conhecer pessoalmente a Filipa, assim como os seus pais, quando, há uns dias atrás, os encontrei, inesperadamente, junto da campa da minha filha. Foi uma atitude que me sensibilizou profundamente e denota as grandes qualidades da Filipa.
    Uma vez que a Filipa falou no hospital Maria Pia, também aproveito para deixar o meu testemunho. É uma Instituição de referência graças aos óptimos profissionais que aí trabalham e trabalharam. Após o falecimento da Sofia, passei junto do hospital e entrei. Ao falar com um dos PROFISSIONAIS, ele meteu a mão ao bolso e tirou a foto da Sofia. Este gesto diz tudo…Muito obrigado.
    As maiores felicidades Filipa
    (Pai da Sofia Alves)

    ResponderEliminar
  11. Lipinha :))passei para te dar um óla e ver como estávas!Ja vi que estás muito feliz e sempre com garra para a vida!Continua fofinha!
    Fikei feliz em saber que és do benfica hehe !Tamos de parabens nao é???
    Aqui fica um beijinho enviado da Alemanha de uma seguidora do teu blog ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá filipa. ((: gosto mesmo muito de conversar contigo. as nossas conversas fazem-me mesmo bem. :D Obrigada por tudo.
    Beijinhos, rita. :b algave

    ResponderEliminar