domingo, 25 de abril de 2010

Porque é preciso saber Viver (:

Como prova de uma recuperação fantástica, este sábado fui ao primeiro passeio de catequistas. É verdade, mesmo sendo catequista á quatro anos, este foi o primeiro ano em que fui.
Antes era incapacidade respiratória, depois a garrafa de oxigénio que não tinha autonomia para o dia inteiro, mas em 2010 foi o ano em que consegui, sem entraves, ir e desfrutar de um dia tão especial.
Acordar cedo e dirigir-me para a igreja onde iria encontrar o meu grupo ansioso por partilhar este dia tão significativo para mim.
Passeio no rio Douro, visita ás caves do vinho do porto e á tarde numa bela paisagem na praia de Mindelo, uma eucarística campal, onde podemos agradecer todo aquele dia e a oportunidade de voltar a renascer.
Mas além do dia maravilhoso que estava, do ambiente caloroso que se sentia, consegui perceber algo que me fez sentir ainda “maior”. Novamente junto dos meus amigos cresci.
Percebi que os amigos são para todas as ocasiões, que mesmo as pessoas que nos parecem distantes nos momentos em que precisamos nos acolhem e auxiliam. E mesmo algumas que fazem “juízos” errados, admitem que as coisas não são bem assim.
Foi um dia de conversas muito sentidas e profundas. A Juventude era apenas brincadeiras, abraços, risos e mais diversão. Mas junto dos mais crescidos, tive conversas que me fizeram perceber que viver é sempre a melhor maneira de superarmos tudo e sobretudo viver com a consciência que por vezes os outros erram, mas nós também não somos perfeitos.
Tudo isto para dizer, que no sábado percebi que com ou sem máscara sou a mesma pessoa. Com mais ou menos comentários, cresço sempre. O que interessa é termos amigos por perto que nos defendem, nos protegem e nos fazem sorrir esquecendo situações menos felizes que se cruzam nos nossos caminhos. E esses mesmos amigos saibam, do meu lado, também esquecer e crescerem comigo.
Saibamos viver e isso não significa apenas “habitar” em vida. Mas sim conviver, respeitar opiniões, mesmo que essas não nos agradem, saber compreender que somos todos diferentes e nem todos conseguimos expressar de maneira adequada o que sentimos.
Não é valorizando-as que vou-me sentir melhor, mas sim percebendo-as e encarando-as como uma defesa e assim crescer junto delas.

9 comentários:

  1. boa noite filipa cada dia que passa cresces em todos os sentidos continua assim. Entao vieste ate a minha cidade passear pelo rio douro gostas-te espero que sim porque eu gosto muito da trofa vou aí varias vezes á fabrica das torneiras e a festa que fazem aí Pois gostei de saber que estas bem e ja podes passear. fica bem beijo para a menina mais corajosa que conheço por foto

    ResponderEliminar
  2. Porque o que sentimos n é convertível em palavras, mas em gestos...e de vez esses gestos fazem-nos perceber que n somos perfeitos! O importante é que sabaimos nos cercar das "pessoas certas", daqueles amigos - OS amigos! que msm sem falat mt, ou msm durante dias,meses...sabemos sempre que estao la pa nos e que eles sabem que nos estaremos ca pa eles... depois de uma ou outra queda, saibamos sempre erguer a cabeça, assumir as consequencias e seguir em frente! E continuar o caminho com OS amigos...


    Bjinho grande*


    Joana (Catequese!)

    P.s. ninguem é perfeito...mas podemo nos reinventar todos os dias...

    ResponderEliminar
  3. OLA FILIPINHA AS PESSOAS NÃO SE MEDEM AOS PALMOS MAS SIM PELOS ACTOS E PALAVRAS E TU ES NOVA MAS TENS DITO SEMPRE AQUI NO TEU BLOGUE GRANDES PALAVRAS E OS TAIS ACTOS E QUE TU DEIXAS SEMPRE UM BELO TESTEMUNHO ES UM EXEMPLO A SEGUIR MUITOS PARABENS GRANDE LUTADORA FILIPINHA

    BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  4. Olá Amiga Especial

    Ultimamente não te tenho feito companhia comentando, mas tenho estado sempre atento e ansioso para continuar deslumbrado com as boas notícias que, felizmente, nos vais trazendo.

    O Português dos teus textos não se lê “bebe-se” com sofreguidão, sabes verter para o papel tudo o que te vai na alma de forma tão suave e tão bela. Tens o dom de fazer com que mutas pessoas reaprendam a gostar de viver, de ter outra forma de perceber os amigos e de terem a felicidade de aprender contigo amiga.

    Por tudo isto, desculpa mas atrevo-me a fazer-te um pedido. Não porque já tenhas tido a tua tão boa e merecida entrevista em directo na SIC ou a do Jornal. Mas porque as pessoas, de uma forma geral, precisam das tuas capacidades de uma forma mais lata. E isto leva-me a pedir-te para reunires todos os teus diálogos, e outros assuntos que certamente terás, num Livro.

    É evidente que isso tem custos, fala no assunto aos teus amigos médicos e outros, vê da possibilidade de arranjares um bom patrocinador, nem que seja de uma multinacional dos medicamentos ou outra entidade com possibilidade de o mesmo poder circular no mundo, pelo menos em 3 idiomas.
    As receitas, que as haverá certamente, não duvido que serás tu a pessoa mais certa para as pores ao serviço de uma boa causa.

    Obrigado por continuares a ser uma forte força especial que nos ajuda a viver com outros horizontes amiga Lipa.

    Deixa que os teus olhos possam passear um pouquinho por um cantinho histórico da minha terra Natal, Aboim da Nóbrega, http://www.youtube.com/watch?v=NukjCxJxXIs onde eu tenho esperança de que lá vás um dia contagiar-nos com as tuas qualidades humanas e com o teu amoroso sorriso.

    Beijinho do aboinobrense Félix

    ResponderEliminar
  5. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1555309

    Filipa, esta não é uma boa notícia, muito pelo contrário, mas acho que "gostarias" de ver isto...

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa! (: fico mesmo muito feliz por ti.
    És a menina que eu mais admiro, a tua força de vontade dá-me vontade de lutar cada vez mais pelos meus sonhos. :b Obrigada por seres quem és! : )

    ResponderEliminar
  7. olá filipa ! admiro muito a tua coragem e o facto de seres catequista eu também sou , tenho a mesma idade que tu e o que dizes é mesmo verdade os amigos servem sempre para nos ajudar qdo precisamos como tu dizes na tua equipa de catequese partilhas coisas e divertes-te eu faço o mesmo até porque trabalho com pessoas amorosas que me ajudam sempre que preciso . espero continuares sempre assim como és .
    Admiro-te mto por isso
    Um beijinho grande :

    ResponderEliminar
  8. Assim é que é, Filipa! :D

    Os amigos são sempre aqueles que nos vêem por detrás da máscara...Sempre!**

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  9. Ola amiga de longas conversas de anos (:
    o teu blog transmite isso, mas quem te conhece sabe bem como sempre foste lutadora, como sempre acarinhas-te as pessoas que de ti gostavam e encorajaste as pessoas que se sentiam perdidas.

    és a minha melhor amiga sem saberes, ajudas-me imenso sem dares conta, e estás sempre do meu lado sem nunca eu ter dito 'ana nao estou bem' .
    conhecemo-nos por acaso, festas de amigos e logo que te vi, e disseram-me que tinhas fibrose, e q era uma doença grave, eu nao acreditei que fosse assim tao grave, tinhas um sorriso tao feliz, eras (e ainda és) tão feliz nao podia ser verdade. eis que andei dias a pesquisar o que era a doença e começamos a falar com mais frequencia.

    quando foi meu espanto saber que a minha irma tambem tinha, foram dois meses que tu me ajudaste tanto tanto Lipa, mas a Martinha faleceu dois meses depois .. e ainda hoje me dás um apoio incondicional.

    OBRIGADO por tudo mesmo linda.
    continua com esse sorriso , que encanta qualquer pessoa e deixa os teus amigos tao felizes e vitoriosos tambem.
    tu fazes com que sintamos que a vitoria, da qual so tu tens merito, tenha sido partilhada também por nós.

    és uma amiga tao Grande, continua assim

    beijinho enorme
    J.D.S.

    ResponderEliminar