sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dez Meses ! Quase no final da primeira fase (:

Cá estou hoje com mais um mesinho de Vitórias.

O meu decimo mês de transplante é alcançado agora mesmo, ás 19 horas de hoje.

Que vos posso dizer deste mês? Foi o mês, mais duro que tive. Em termos de aulas, está a ser demasiada aplicação nesse campo, nem tempo para ‘respirar o meu novo ar’ tenho. Mas um esforço que agora (parece) não ser valorizado por alguns, mas que para mim tem sido passo a passo a caminho da concretização do meu grande sonho, finalizar o 12º ano.

Mas esquecendo e livrando-me um pouco da pressão que têm sido os meus dias, escrevo-vos para vos contar como me sinto com 10 meses de transplante.

As palavras “Muito bem”, perderam o valor. Acho que nem mesmo elas conseguem transmitir o meu estado. Sinto-me tão feliz, tão livre, tão EU.

A grande ‘prendinha’ de dez meses, foi conhecer a minha primeira médica. Já vos falei dos médicos que me seguiram no Maria Pia, médicos que me enviaram para Santa Marta, os médicos que me transplantaram, mas ainda houve uma outra que descobriu a doença e me enviou para o Maria Pia. Eu não a conhecia, só sabia de nome que era Dra Fátima Menezes e que ajudou muito os meus pais, mas não sabia mais nada. Então conseguiram contacta-la e ela veio de Gaia ver-me, mesmo não sendo minha medica actualmente provou e demonstrou o que era ser medica e dar tudo pelos seus doentes. Estivemos a conversar sobre tudo o que ela sabia de mim. Foi umas horinhas muito bem passadas. Em que descobri quem era a medica que me salvou também, porque se não descobrisse o que eu tinha, não ia ser muito feliz. E assim ainda me deu a oportunidade, de ser feliz, mesmo com FQ.


Estes dez meses têm sido para mim, uma vida devolvida. Uma vida que eu á tantos anos queria viver. Uma vida dedicada a todos os que me ajudaram, mas principalmente uma vida de “exemplo” e esperança para todos os que anseiam a mesma salvação que eu tive.

É um caminho com algumas preocupações, com imensos cuidados ainda, mas que recompensa com toda a qualidade de vida que tenho.

A simples questão de eu estar com os amigos e nos apetecer ir a outro lado e não me ter de preocupar em ir buscar a garrafa de oxigénio portátil; o facto de passar as aulas de educação física a correr, falar e jogar futebol tudo ao mesmo tempo sem me cansar. Pequeninas coisas, que para quem tem as dificuldades que eu tinha, é tão especial, tão único. Quem tem FQ sabe bem do que falo.

Sinto orgulho nas pessoas que me apoiaram, sinto orgulho nos amigos que fiz por ter FQ e ser transplante, são os males que vêm por bem.

Se não tivesse FQ, não era a menina que sou hoje. Não dava o valor á vida que dou, não era a menina lutadora que provei ser ate hoje.

Mas se não tivesse todo o apoio que tenho dos meus amigos, família e outros doentes, não era nada, mas mesmo nada a mesma.


Estes dez meses, são dedicados, a todas as minhas estrelinhas. Estrelinhas que foram voando, mas que nunca saíram do meu coração.

Pessoas que me disseram coisas que fizeram sentido, amigos esses que fazem sentido na minha vida.


Continuo a “Agarrar a Oportunidade de Voltar a Nascer”


A todos os que anseiam pelo transplante, acreditem que é possível, confiem que vocês também terão a oportunidade, e entreguem-se aos sonhos (:

9 comentários:

  1. Menina Mulher =')

    Beijinho

    Joana (Catequese)

    ResponderEliminar
  2. OLA FILIPINHA AINDA BEM QUE ESTA TUDO BEM . TODOS NOS DEVEMOS TER UMA AMBIÇÃO NA VIDA E TU TENS AINDA BEM,E SINAL QUE DEUS ESTA SEMPRE A TEU LADO .


    BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Filipa,
    é muito bom ler o que escreves e sentir essa felicidade que flui tão naturalmente nas tuas palavras.

    Continua sempre agarrando assim a vida e a lutar por tudo aquilo que desejas e acreditas.
    Deixo-te um grande beijinho com o desejo de que todos os teus sonhos se concretizem.

    Ana Martins

    ResponderEliminar
  4. PALAVRAS PARA QUÊ?
    FANTÁSTICA!!! GUERREIRA!!! CORAJOSA!! HUMANA!! TÃO....TÃO....SOLIDÁRIA!!! OBRIGADAS POR NOS TERES AJUDADO.
    Somos duas irmãs com a mesma doença . E que bom que foi ter-te conhecido. Um dia ainda havemos de nos conhecer pessoalmente.

    PS. SOUBEMOS DE MAIS UMA AMIGA TUA QUE FALECEU DE Fafe. lamentamos.

    Aguenta-te HEROÍNA!!!! ÉS O NOSSO SÍMBOLO.

    ResponderEliminar
  5. olá.
    gosto muito do teu blog :)

    se quiseres passa e comenta: asociedadehoje.blogspot.com

    beijo

    ResponderEliminar
  6. As tuas vitórias são esperança para todas as pessoas e, especialmente, para quem sofre da mesma doença q tu...
    Por isso n deixes de lutar, de procurar o degrau seguinte, tu tens/aceitaste ter a missão de encoragar outros... Eu e muitas outras pessoas aqui estaremos sempre a teu lado esperando tb nós sermos um pouco da tua luta através das nossas palavras.
    Força Filipa :)

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga Ana!

    Aqui estamos de novo, e desta vez é para te dizer, entre outras coisas, que te enganas-te ao dizer que as palavras "perderam o valor". Mas entendi perfeitamente que não era falsa modestia tua.

    Quem lê o texto com que nos brindas, entende que és uma riqueza de pessoa, não só no destacar todos os teus amigos e amigos médicos, chegando sempre a tempo de abraçar mais um, a Dra Fátima Menezes com a doçura dos teus diálogos.

    Sim os teus diálogos são uma doçura que nos enriquecem também a nós na nossas diversas lutas, numa palavra: És, neste momento, a melhor lutadora que encontro ao meu lado. E isso merece, pelo menos, um postal/lenço, Lonço de Namorados, que tu saberás a quem mandar.

    Cola este link no URL se aqui não abrir:

    http://paginas.fe.up.pt/~sdinf/events/2009/namorados/listaPostais.html

    Não te incomodes com quem te não entender, certamente não merecerá a tua estima.

    Parabéns pelo teu texto Ana, só uma pessoa como tu seria capaz de nos mostrar de uma forma tão suave que é muito bom viver, és uma pessoa muito especial. Bem hajas.

    Beijinho do Félix Vieira

    ResponderEliminar
  8. ola'

    e' bom ler o qe escreves e como o fazes, das uma grande liçao de vida aqeles qe n passaram o qe ja' passaste.

    FORÇA

    mandei te um mail pa voltaranascer@hotmail.com
    gostava qe visses. era importante pa mim e pa um a amiga minha

    bjinhs
    Ana Silva

    ResponderEliminar
  9. Que 10 mesinhos tão belos!

    Continua com essa tua força de viver.

    És a melhor 'irmazinha' do Mundo (até mesmo da Europa) ahahah

    Continua, e que venham os 12 meses, os 12 anos, que seja (...)

    O tempo pode passar, mas tu permanecerás sempre no meu coração <3

    Beijo@
    Adoro-te irmazinha ^^

    Sara Maia

    ResponderEliminar