quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

9 meses , com mais estrelinhas no Céu

Hoje , dia 6 , tanto valor dou a este dia , pois foi o dia em que fui transplantada e renasci . Faço hoje 9 mesinhos , de (re) existência.
Mas devido a um acontecimento de ontem, a minha intenção de hoje nao é de falar de mim, mas sim de muitos meninos que tiveram a vida que eu tive com Fibrose Quistica.
Jovens que ainda hoje lutam, mas sobretudo aqueles jovens que perdi ...

Ontem recebi uma noticia de mais uma amiga que faleceu após um tranplante.

Era uma jovem com Fibrose Quistica, que sempre lutou pela vida, sempre com um grande sorriso e que muita força me deu.
Ela era uma parte da minha vida , que festejou comigo esta vitória de transplante.
Mas a Sofia , renasceu e tornou-se rapidamente uma estrelinha no Céu . Uma estrela que se juntou a todas as restantes estrelinhas dos meninos de FQ que partiram tão precocemente.

Esta realidade da minha doença, nunca divulguei. Mas a FQ realmente já me tirou muitos amigos.
Jovens na flor da idade , lutavamos todos juntos , faziamos planos pro futuro, sonhavamos todos.

Tinhamos os mesmos gostos , a mesma esperança em renascer, a mesma garra de vencer a Fibrose Quistica . Mas alguns tornaram-se estrelinhas.

E ontem tomei consciencia, do que é perder mesmo alguem , que lutou como eu , que sempre teve a perspectiva da vitoria e crença no renascimento. E de um momento para o outro, estou eu numa aula de Educação Fisica , o telemovel toca e dão-me a noticia. Os meus sentidos pararam, o meu coraçao parecia que rebentava e a lagrima caiu, uma atrás de outra sem parar.
Aqui acreditei que nao era 'ninguem', fez-me dar ainda mais valor á vida e querer lutar pelos doentes de Fibrose Quistica.

Peço desculpa , a carga emotiva deste texto, mas no ultimo ano perdi três grandes amigas de Fibrose , e todas ficaram bem marcadas.
Por anos e anos de experiencias trocadas, de internamentos juntas e de todas a ultima vez que as vi foi a sorrir para mim, para a Vida, com o objectivo de lutar e acreditarem que conseguiriam seguir e vencer.

Mas tenho a certeza que todas elas, neste momento, estão a brilhar como quem manda uma mensagem a dizer 'Parti, mas fui feliz' .
E todas elas partiram fisicamente, mas estão tão vivas, tão realçadas na minha vida, no meu coração e no meu pensamento.

Aqui deixo a minha mensagem de um extremo previlégio em as ter conhecido, em ter o orgulho de um dia me terem chamado "Amiga Lipa"
Sei que estão aí a proteger todos nós que cá andamos a lutar.
Eu luto por voces, por nao serem esquecidas e por todos os que dão a sua vida por nós.

Nós doentes de FQ , somos muito fortes , e por isso lutemos , nunca desistam ...
Até ao fim da Vida , temos o dever de lutar , sem desistir. Elas tambem pressentiram que algo estava errado mas nao desistiram.


E assim que dedico este grande dia da minha vida , deixando um sorriso de Orgulho e uma lágrima de saudade para todos os que nos deixaram .

A vossa sempre amiga ,
AnaFilipa

19 comentários:

  1. Neste texto falast de como é para ti, e para amigos tens e k já perdest, o k é viver com fibrose quística. Eu, na qualidade de enfermeira, falo-te do que é cuidar de meninos e meninas com essa mesma doença. Apesar da pouca experiência, foi a patologia com a qual tive mais dificuldade em lidar. Como sabes, melhor que ninguém, é uma luta diária pela sobrevivência. Para nós, enfermeiras, também é uma luta para que vocês sobrevivam. E, tal qual como tu, sentimos um imenso sentimento de perda e derrota quando as coisas não correm pela melhor maneira. Se calhar como forma de nos defendermos, preferimos recordar sempre os sorrisos, as brincadeiras, as saídas do hospital, para que o nosso sofrimento seja também um pouco aliviado. Mas em momentos como este, como eu sei k está a ser para ti, está a ser para mim difícil pensar na mais nova estrelinha que brilha no céu. A "estrelinha" lutou com todas as suas forças, foi feliz até agora, tenho a certeza. E vai ser o anjo da guarda das pessoas que tiveram o grande privilégio de privar da sua presença. Para ela é um... até sempre. Fanta

    ResponderEliminar
  2. eu como auxiliar da sala 2 todos voces estao no meu coraçao, e tu sabes bem filipa o quanto isso e verdade,o ceu ganhou mais uma estrelinha..partiram mas estao no nosso coraçao para sempre... beijo de muito carinho para ti querida...nanda

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa!
    É a primeira vez que escrevo no teu blog, embora esteja a acompanhar-lo. Eu chamo.me Ricardo, sou natural da Trofa mas já não vivo aí a 5 anos, pois sou seminarista comboniano e neste momento vivo na Maia. Mas não foi para dizer isto que escrevi..lol..É muito bom ver alguém valorizar a vida da forma como TU o fazes, fantástico…Ontem estive a ler os arquivos do teu blog, e sinceramente fiquei comovido mas ao mesmo tempo cheio de esperança e coragem dentro de mim…No futuro espero também poder ajudar as pessoas a renascerem, como TU o fazes tão bem no teu blog…Espero que continues com essa garra, a mim cabe-me continuar a rezar por Ti e por todos aqueles que passam pela mesma situação que TU…Um grande bj

    ResponderEliminar
  4. Ola prima.
    Sei que nao deve estar a ser facil para ti, principalmente tu que sempre foste a pessoa mais forte que conheci e a pessoa que sempre deu força á fanilia e amigos. Mas sei que apesar de estares triste continuas com a mesma força.
    Tu sabes que essa nova estrela vai viver sempre contigo a brilhar. Quando olhares para o ceu vai existir uma etrela mais brilhante, essa estrela é o SORRISO da tu amiga.

    Beinjinho da Marisa e Bruno

    ResponderEliminar
  5. Conheço bem a dor de perder alguem que nos é ente-querido por causa da FQ...
    Afinal o meu irmão partiu por causa disso e ainda há pouco tempo falei disso com o meu médico....

    É verdade há que lutar todos os dias mesmo quando tudo parece cinzento e negro...

    Quem parte olha por nós pra que consigamos seguir sempre pelo melhor caminho...

    Parabens por 9 meses ;)
    Continua a lutar e a vencer

    Beijo

    Flávia Vareda

    ResponderEliminar
  6. ola ana filipa... ja passaram 9 meses de resnacer. Mas vences te a batalha. eu fui bombeiro voluntario em santo tirso e vi muita coisa em 9 anos... quando tratamos doentes sentimo nos uns anjos... mas nem sempre e assim porque nos sentimos fracos... tu es uma lutadora e vences te a batalha... parabens vencedora...
    beijos

    assinado rui lopes santo tirso

    ResponderEliminar
  7. Lipa, o teu comentário é bastante profundo, escolhes cada palavra ao minimo pormenor... gostei muito das tuas palavras e admiro-te por isso.
    A Sofia está neste momento bem entregue e a zelar por nós!!!
    Rezemos por ela... e que descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  8. olá Ana! parabens pela nova vida! desejo te uma vida cheia de vitórias e felicidade! fiquei emocionada com a entrevista que deste na sic, e só agora ganhei coragem de vir ao teu blog, ontem a minha melhor amiga fazia 27 anos, ela faleceu com 25 a espera de um pulmao. ela foi paciente no sta marta e eu conheci parte da equipa que aqui falas no teu blog. Falei mts vezes c as dra alexandra e luisa, sao pessoas que transmitiam mt positivismo e esperança, que alegraram o dia da Vera ( é o nome dela, tinha fibrose quistica)quando ela mais precisava.tb os enfermeiros e as auxilares eram pessoas mt queridas era mt dificil estar tanto tempo no hospital, mas ela foi uma lutadora, isto era o que eu queria aqui deixar, é q ela tb e outra estrelinha que brilha la no alto! a frase dela era "pedras no caminho..um dia vou apanha-las e construir um castelo" beijo

    ResponderEliminar
  9. Lipa, tu és realmente a ESTRELA CÁ NA TERRA das amigas e amigos com FQ que partiram para o outro reino.
    O teu sentir a VIDA dá ao "Poruguês" que usas um gostinho tão docil que só poderia vir de uma pessoa com uma verticalidade como a tua. Nestes teus diálogos, sentimos vida, sentimos amor, sentimos que é uma verdadeira dádiva tu existires grande MULHER.
    Ser teu amigo é um privilégio. O teu sorriso é vida, tu és o máximo. Deixa que te confesse, estou a aprender contigo uma nova forma de lutar.
    Os filhos são a melhor furtuna da vida.
    Recebe um grande beijinho de estima,
    Félix Vieira

    ResponderEliminar
  10. Pois é amiga Filipa, ao receber este poema do meu amigo e poeta Euclides Cavaco, não resisti a partilha-lo contigo como uma homenagem ao teu deslombrante sorriso.
    Eustou ao teu lado, naquele lado da Mulher Coragem que és. Bem hajas amiga.
    Um beijinho do desejo do melhor do mundo para ti.
    Félix Vieira

    ResponderEliminar
  11. OLA FILIPINHA E PENA PERDER ASSIM PESSOAS MAS E A LEI DA VIDA POIS TUDO QUE NASCE TEM UM FIM MAS A QUE ERGUER A CABEÇA E SEGUIR EM FRENTE E FORÇA FILIPINHA

    BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  12. A perda de alguém na vida é uma dor insuportável... Mas TU deves continuar a lutar, como dizes, ela continua presente no teu coração. Apesar de perdermos forças diariamente com notícias menos boas, prova que és muito mais forte que a FQ, essa jamais te derrotará!Contraia a doença, a vida!
    Força, agarra-te aos bons momentos passados com a "estrelinha que brilha no céu, a olhar por ti".
    Jinho bem grande
    Telma

    ResponderEliminar
  13. Ola Filipa.Eu sei como e perder uma pessoa com FQ.Eu perdi a minha irma que tu devias conhecer bem que combivia contigo nos enternamentos e consultas.Que era a "Sara"perdia quando menos esperava foi qua-se de um dia para o outro.Tu tiveste com ela no ultimo enternamento no Maria Pia mas depois foi para o S.Joao e ai foi poucos dias. A minha irma tiha uma vida que nunca pensei perdela tao depresa.Para mim tambem e uma estrelinha a brilhar no ceu.
    Força Filipa continua com esa força de viver.
    Assinado: Irma da Sara muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Olá Filipa,
    eu sou seguidora do blogue da Sofia. Foi lá que descobri o teu. Fico muito feliz por saber que já foste transplantada e que tudo está a correr bem. És uma menina linda com um sorriso encantador. Estás triste pois perdeste mais uma amiguinha, mas Sofia era um Anjo e está agora lá no céu a pedir por todos os que sofrem, pensa assim e recorda a sua força e alegria.

    Deixo-te um beijinho e a promessa de cá voltar,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  15. Todos os que partem, mas que durante a vida lutaram, nunca morrem em vão...

    ResponderEliminar
  16. Parabén pelos teus 9mesinhos, pela garra, coragem e força que tens de vencer, enfrentar esse teu problema. És um exemplo de pessoa, como todas devem ser, li o teu blog, comovi-me, também tenho problemas de saúde um deles sou portadora de cardiopatia congénita, estou farta de lutar, sou uma rapariga com 15anos, já cheia de problemas de saúde, por vezes a esperança esvai-se, mas com este teu blog e com a ajuda do meu melhor amigo JCP, agora mesmo ganhei foças para ser mais aguerrida. Obrigada pela força que me dás neste teu blog. Parabéns. beijinho

    ResponderEliminar
  17. Bem, antes demais, parabéns pelos teus 9 meses de (re)existencia!! Já há muito tempo que sigo e leio o teu blog, e identifico-me bastante, também sou da tua idade e também tenho uma doença, não FQ, mas outra. Sei o que sentes quando perdemos alguem que para para nós era (e será sempre) uma referencia, de força, coragem, motivação, garra e força de vontade, também já perdi muitos, não foi facil ultrapassar todas estas mortes (fisicas) mas eles, aqueles eternos lutadores que já 'ganharam' assas, serão para todo o sempre as mais estrelas mais brilhantes do ceu!
    Parabens, pela tua força e coragem, és um exemplo a ser seguido!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Ana Filipa
    Antes de mais queria te dar os parabens pela liçao de vida k nos das.
    Fiquei a conhecer a tua história e o teu blog pelo prog da Fatima Lopes e achei te uma corajosa... tal como estás a ser agora!
    Força

    ResponderEliminar
  19. Bonitas palavras Lipa!
    C.Reis

    ResponderEliminar