quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Não há palavras , mais um Natal *


Meus caros seguidores,

O inverno chegou e lá ando eu constipada e já com um antibiótico oral para manter a boa forma do transplante.

Nada de alarmante, nada que não seja habitual nesta época do ano, mas que em transplantados, com as defesas mais baixas (provocadas pelos imunossupressores) é mais complicado de recuperar dela.

E com a medicação de cálcio, que comecei a tomar, tive o problema dos efeitos secundários, que como eu sou uma menina de “sorte” tive quase todos os que veêm expressos no folheto informativo do medicamento.


Nestes momentos em que é só espirrar, são também momentos nostálgicos de tudo o que já passei e agora não passo.

É a nostalgia e a recordação de todos os internamentos, e faz agora um ano que estava a ter alta hospitalar, com o receio de voltar a ser internada e não passar o Natal junto da minha família. Nostalgia essa, de todos aqueles exames , em que era o receio de na próxima consulta os meus médicos dizerem que tinha mais um “bichinho”, eram eles cepácias, pseudomonas, staphylococcus áureus, aspergillus , entre muitos outros que agora “fugiram”.

É inacreditável, como numas dez horas de cirurgia, conseguiram “retirar-me” as companhias que ás anos que acompanhavam. Algo que era do mais profundo ser (como costumo dizer na brincadeira).

E ainda me lembro quando a Dra Luisa e Dra Alexandra, me disseram a sorrir, mas sempre com um receio escondido, ‘conseguimos retirar tudo’, porque é normal não conseguirem retirar todas as bactérias, porque na transferência dos órgãos podem “passar” , isto numa linguagem muito acessível, porque apesar dos meus 18 anos de medicina própria, não gosto muito de complicações de termos técnicos :)


Bem e neste Natal, vai ser um Natal diferente, um Natal Especial. Tudo isto graças á equipa de Santa Marta. E acho que a melhor prenda a dar-lhes, além da minha sobrevivência e de toda a minha luta que não vai parar nunca, é uma homenagem publica. Todos eles sabem o que são para mim , e não há nada que lhes agradeça o facto de me terem devolvido a vida, de me terem devolvido a oportunidade de fazer coisas que não fazia, coisinhas tão simples como subir as escadas , como correr com os meus amigos, como fazer educação física, como pegar a minha princesinha Iva de 20 meses ao colo e puder brincar com ela , correr com os meus meninos do 1º ano da catequese, entre muitas mais coisas …

Isto não só pequenas coisas, são a minha Vida, Vida essa que foi devolvida por todos eles.


O Prof. Dr. Fragata com a sua simpatia, profissionalismo e carinho que para mim é muito importante e que só eles sabia dar aqueles seus “Bom dia Princesinha”.

A Dra Luísa Semedo que é a minha segunda Mãe, e tem aquele jeitinho terno de nos tratar. E que nestes últimos dias está sempre a receber telefonemas meus a perguntar o que fazer e que nunca rejeitou um pedido de ajuda, sendo á hora que for.

A Dra Alexandra, que fala do transplante da mesma “versão” que eu, sempre com optimismo, sempre de uma maneira especial e divertida.

O Dr Martelo, que saudades daqueles momentos de UCI , em que só queria que ele aparecesse para me tirar os drenos e para me abrir as portas do quarto, para eu poder ir ver o “Mundo” que me esperava para o respirar :) Mas também quando não tinha drenos e ele aparecia , uii era de tremer .

São apenas quatro pessoas da extrema equipa de Santa Marta que me acompanhou. E Prometo que antes do Natal venho cá felicita-los a todos.


E aqui vos deixo hoje uma foto minha e do Dr Fragata, no dia 21 de Novembro, no Dia Europeu de Fibrose Quistica, em que muito me orgulho te ter tirado. E confidencio-vos que é o fundo do meu computador, para recordar sempre quem me salvou a vida, quem é o “responsável” de eu estar viva. O Hospital de Santa Marta :)


Graças a todos eles vou passar mais um Natal, sem tubos de oxigénios, em festas com os amigos, e sem os meus bichinhos todos. Mas com amigos, família e um sorriso do tamanho do mundo e um amor para com eles sem limites (:


Confiança nos Médicos , Vontade de Viver, Força para Lutar , as palavras-chave para o sucesso *



12 comentários:

  1. Simplesmente, lindo e gratificante.
    Bjos, Continua assim......

    ResponderEliminar
  2. minha linda,que bom que estejas bem..
    estou neste momento a passar um momento muito negro tb..
    o meu marido está a ser seguido no IPO..está com um linfoma grave..
    dou-te ainda mais o valor..
    são situaçoes muito complicadas...
    adorei a tua ultima frase(em verde)


    bjs e boa continuação!

    vivie*

    ResponderEliminar
  3. Por baixo dessa máscara, nota-se o sorriso de orelha a orelha!! Tu és de todos a que mais mereces viver...pk sabes dar valor à vida!!

    Bjinho grande*

    Joana (catequese)

    ResponderEliminar
  4. minha querida.minha guerreira tenho muitas saudades tuas, das nossaa converças.
    neste momento da minha vida fazes me falta,falta do teu sorriso que me dava força
    desejo te tudo de bom, para ti teus pais e irmao
    agradeço a deus existires na minha vida
    numca te esquecerei...beijinhos doces desta aux da sals 2 do maria pia que te adora muito...

    ResponderEliminar
  5. Foi com muita satisfação que li esta notícia, apesar de não nos conhecermos, compreendo perfeitamente o alívio de não ter 'bichinhos', pois sou mãe de um doente de fibrose quistica que neste momento tem 8 anos e é sempre bom sabermos que temos no nosso país médicos competentes que olham por nós e pelos nossos! os meus sinceros parabéns e desejo de muitas felicidades!! Cristina Jordão

    ResponderEliminar
  6. olá filipa lha fico muito feliz por ver a tua carinha de felicidade
    vim aqui para te desejar o melhor natal do mundo e um ano 2010 cheinho de coisas boas que te continuem a fazer feliz
    boas festas tambem para tua familia
    um beijinho grande da PRIMATA

    ResponderEliminar
  7. FILIPINHA TUDO DE BOM TEM UM FELIZ NATAL E UM 2010 CHEIO DE COISAS BOAS BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  8. Ola minha prima!!!! que grandeeeee sorriso NADA oculto pela tua nova amiga de rosto!!!!! QUE ALEGRIA É VER-TE ASSIM apos tanto tempo!!! Sem duvida foi 1 linda homemagem e esses medicos mereçem!!! TROUXERAM-TE DE VOLTA!!! A eles que Deus os ajude e TUDO de bom que sejam eternamente felizes e tu tb.......


    que o novo ano seja IGUALMENTE BOM ou ainda melhor.....sao os votos dos pimos Tita e Pedro.....

    com amor..

    ResponderEliminar
  9. Olaa Filipa ... Fico contente e impressionada ao mesmo tempo por teres sido uma "original" ao encarar isto tudo ... Vi a reportagem na sic no dia 29/12/2009 e fiquei admirada ... Rapariga com garra :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. ola filipa continua assim com muita força e fé em deus pois ele te ha-de dar muita força vi teu programa e como mãe fiquei muito feliz com tua força de vontade vai em frente e não fraqueijes luta a vida é bela e isto é uma passaguem muito curta força e um ano com muita saude paz e muitas felicidades
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. OLA FILIPA,
    VI HJ O VIDA NOVA, FIQUEI IMPRESSIONADA COM A TUA HISTORIA ADOREI OUVIR-TE E DIGO-TE MAIS PARA A TUA IDADE ES UMA MULHER COM M GRANDE...
    NUNCA TE ESQUECAS A NATUREZA E MADRASTA MAS SABE O QUE FAZ E TU VENCES-TE CONTINUA A SER ASSIM... TENHO 29ANOS E DIGO-TE CONSIDERO-TE UMA HEROINA...
    PARABENS TB A TUA MAE AO TEU PAI E AO TEU MANO...
    DEIXO-TE O EMAIL UM DIA QUE QUEIRAS FALAR...
    mssantos09@hotmail.com
    BEIJINHOS QUERIDA NUNCA PERCAS ESSE BRILHO E ESSA VONTADE DE VIVER!!! BEIJINHOSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  12. Vi o vida nova adorei a tua historia e uma historia de coragem. Espero que melhores. Um grande beijo e continua a ver esperança es um EXEMPLO PARA AGARRAR A VIDA!

    ResponderEliminar