quinta-feira, 6 de agosto de 2009

4 Meses (:

Com quatro meses de transplante, aqui vos deixo mais um textinho de inspiração da Lipinha . Com o intuito de dar força e muita coragem a todos .

Viver com Fibrose Quistica, não é fácil.
É uma luta constante do dia-a-dia. É a luta de esforço, cuidado e muito receio.
De esforço porque é preciso ter muita preparação e boa recepção psicologica para suportar as noticias que recebemos quando menos esperamos ( por exemplo , operação , o transplante) são coisas que sabemos que temos de fazer um dia , mas quando chega esse dia parece que nao estamos preparados e somos apanhados de surpresa.
De cuidado, porque apesar de poder fazer uma vida normal , temos que reflectir nas coisas e ter consciencia que se correr demais fico sem ar, que se andar ao frio e desagalhada depois fico doente e consequentemente sou internada.
Desde que nasci que estou habituada a tomar medicação. Que estou habituada a estar constantemente internada, a ser picada porque as veias rebentam.
O mundo foi um pouco duro para mim , mas acreditem que encaro isto como um desafio, como uma coisa que tenho de vencer.
Encaro como se me tivessem dado isto porque tinham a certeza que eu iria ter capacidades de ultrapassar.
Apesar de ter isto tudo, todas estas preocupações, há um bocadinho da minha vida que consegue ser feliz. Existe uma Ana Filipa feliz. Nunca pensei ‘Não vale a pena , vou desistir’ mas sempre pensei ‘Vou continuar e ser feliz , porque nunca vou desistir’ .
Haviam pessoas que diziam que isto não é vida , mas dizem-no porque nunca tiveram de ser privar de nada ! E mesmo tendo tudo da sua vida , ainda se queixam . Por isso nós doentes de FQ somos uns lutadores ,porque mesmo com restrições lutamos e nao desistimos.
Sempre levei a vida assim , e por isso que no final de dezoito anos fui presentiada com um transplante pulmonar , que foi como uma segunda vida que me deram. Esperei , lutei , desanimei por vezes tambem , mas nunca desisti .
Mesmo na altura em que fui chamada para transplante , a incerteza estava presente , mas a certeza que aproveitei a minha vida ao maximo , que estava feliz era ainda maior . E avancei , avancei sem medos , e com uma esperança enorme que ia vencer , e uns meses depois aqui estou eu , a sorrir e feliz como sempre quiz ser .

Por isso vos deixo aqui uma palavra de força e muito animo. Nao desperdicem uma vida a desanimar e a perguntar o porquê de vos ter acontecido a voces . Já que temos direito a uma segunda vida , aproveitemos ao maximo as duas . E somos uns sortudos por ter a oportunidade de viver e ter o direito de lutar para viver .
Sei que não é facil , mas tambem desistir é facil de mais . Lutemos e mostraremos ao mundo que somos como todos , e temos uma força interior que nada nem ninguem nos desanima.



7 comentários:

  1. Bem.... depois de tudo o que passas-te, és a melhor pessoa para dar força a quem precisa, e uma lição a quem vive alheia a realidade, isto é, de olhos fechados para a vida.
    És uma menina corajosa, Lutadora, conquistadora e pode-se mesmo dizer, irreverente para as coisas menos boas da vida.
    Continua a lutar e a dar força, temos muito orgulho de pertencer a este teu espaço.
    Beijinhos grandes cheios de coisas boas.
    Susana, Marco, Alexandre

    ResponderEliminar
  2. OLÁ FILIPA!
    MAIS UMA VEZ ESTOU AQUI PARA TE DIZER COMO TE ADMIRO,E COMO É IMPORTANTE PARA NÓS PAIS DE CRIANÇAS COM FIBROSE OU OUTRA DOENÇA COMPLICADA COMO ESTA, LER AS TUAS PALAVRAS.
    PALAVRAS DE ESPERANÇA,DE CORAGEM NESTE FUTURO DE INCERTEZAS,DE MEDOS ,PESADELOS ATÉ, QUE PAIRAM SOBRE AS NOSSAS CABEÇAS DE PAIS.
    TENHO A CERTEZA QUE QUANDO A EDA TIVER MATURIDADE PARA ENTENDER ESTES TESTEMUNHOS, ELA IRÁ SENTIR O QUE NÓS SENTIMOS AGORA!
    BJS DA EDA E FAMILIA!
    P.S. VOU LIGAR!

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa!

    Nunca me canso de te dizer k és O MEU EXEMPLO DE VIDA e k ME DÁS IMENSA FORÇA! Ainda mais agora k o meu transplante está pra chegar... é exactamente como dizes, sabemos k um dia ele virá, mas quando a hora se aproxima parece k perdemos as forças...

    Revejo-me nos teus textos... porque parte do que escreves e sentes, eu como doente de FQ também sinto!

    MUITOS BEIJINHOS!

    Ass: Sofia Alves

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa.
    Pelos vistos temos uma amiguinha em comum. É a Sofia Alves.
    Olha, eu vou-me encontrar com ela no dia 23 deste mês, com uma Enfermeira do Hospital de São João (onde ando há 25 anos) e com outra rapariga, que também tem FQ (também se chama Filipa)... também sempre podes trazer alguém contigo.
    Fico feliz por teres sido transplantada e por ter corrido tudo bem e por já estares em casa.
    Eu tenho outro blog, que também podes ir seguindo:
    http://eusoqueroafelicidade.blogspot.com
    Deixo-te aqui o meu e-mail, para me adicionares (também tenho messenger).
    ricardus79@hotmail.com

    Beijinhos.
    "Façam o favor de ser felizes" - Raul Solnado

    ResponderEliminar
  5. È ASSIM MESMO! Uma prima que nao me canso de elogiar e lembrar como um exemplo.... exemplo de que o "dia de amanha" È MELHOR!

    FORÇA!!! continua com esse sorriso lindo e força DE VIVER! VIVE!!!

    beijos Tita e Pedro

    ResponderEliminar
  6. Olá princesa.. é a pirolita :b , de facto es motivo de inspiraçao e dás vontade de me agarrar com unhas e dentes as tuas palavras,pelo k passaste antes do transplante e pelo k vives agora..
    Acho muito bem,alias tenho muito orgulho quando dizes k ter fibrose quistica, so nos fortalece, porque é um obstaculo em k temos que saber lidar e ao mesmo tempo aprender a viver!! Nao somos diferentes das pessoas saudaveis,ate pelo contrario, pk a nossa luta é por uma vida apenas melhor,é um renascer que decerto é muito contemplador e magnifico.. Como ja me conheces,tambem sabes k nao sou de desistir, e nunca tive vergonha de mim e do k sou! Admiro-te muito pois com a tua idade nao é facil pensar assim,mas ate me identifico muito contigo,e, ate ja chorei com muitas frases tuas aqui escritas:)

    Aguardo pelo transplante como se fosse um renascer,sabes,quero conhecer-me novamente e lutarei por isso! E nao é por ter fibrose k irei desistir,pk tal como tu,tenho esperança e kero viver! viver para os outros e dar tudo de mim:)
    Quero apenas respirar felicidade.. beijo linda!

    ResponderEliminar
  7. ola Filipa es muito corajosa,hoje 29-12-2009 vi o teu depoimento na sic e de louvar a tua coragem pois desejo-te as maiores felicidades e esta nova vida continua de amor.beijinhos.dalila.suica

    ResponderEliminar