quinta-feira, 9 de julho de 2009

Muita Coragem e Esperança

Dias antes do transplante escrevi um texto que intitulava ''A Vida : um direito ou uma sorte ? '' . Nele referia os anos de luta da minha vida. E era esta a questão que colocava varias vezes. Nao sabia se a vida era uma sorte que eu não tinha ou então um direito que me tinha sido negado.
Sempre fui feliz, mesmo com toda a ausencia de saúde e excesso de internamentos e todos os tratamentos. E perguntavam-me ''Como consegues ainda viver?'' ou então exclamavam "Quero ser como tu Lipa !" , mas eu sentia-me tão normal , tão 'como os outros'. Mas houve um dia , 6 de Abril , que percebi que era realmente especial. Era especial, porque tinha amigos , pessoas especiais que me tornaram na Lipa que sou hoje.

No dia do transplante foram tantas as mensagens, os telefonemas, que senti-me tão aconchegada e protegida por todos os meus anjinhos da guarda.
E os pensamentos até ás 19horas em que entrei no bloco , foram recordações do tempo que ainda vivia com os pulmões com que nasci. Em que lutei , esforcei-me para uma vida melhor , que tive pessoas excepcionais que me erguiam sempre. Momentos esses tristes, que me fizeram sorrir e nunca deixar de acreditar que aqui , em Portugal , era possivel RENASCER !

E na verdade , dez horas depois , renasci apesar das complicações mas tinha uma enorme força das portas do bloco para fora , amigos , familiares que se uniram por mim.
Foi preciso durante quase dezoito anos lutar sempre , nunca deixar de acreditar que um dia ia acontecer. Nunca baixar os braços , nunca perder as esperanças nem a vontade de viver. Agora á três meses que tenho uma segunda Vida . Vida essa que sempre quis ter , um sonho que desde pequena queria realizar.

Por isso aqui deixo uma mensagem de carinho , força e muita coragem para todos os que esperam transplante pulmonar :D
E especialmente aos doentes e pais de Fibrose Quistica. Olhem para mim como uma esperança que as coisas podem acalmar e resolverem-se :D
A todos os que conheci em Santa Marta , muita força e nunca baixem os braços .
FORÇA , CORAGEM , VIVER , FÉ ... São os grandes amigos que tive durante a minha Vida e lutei sempre com eles ao meu lado , e consegui vencer mais uma etapa.

E agora digo com orgulho : "Tenho a SORTE , de me devolverem o DIREITO da VIDA"


8 comentários:

  1. Mais uma vez Filipa demonstras uma grande Coragem, e também uma Força muito grande de Viver; daí tudo ter corrido sempre bem desde o dia 06 de Abril, devido ao teu Positivismo, á tua Coragem e acima de tudo á tua FÉ, foi uma coisa que tu sempre mencionaste directa ou indirectamente, nos teus textos, algo que tu sempre acreditaste, e no fundo tu também sabias que tudo ia correr bem, porque sempre Acreditaste e Confiaste na Equipe Médica que te seguiu.
    Vive esta tua "segunda vida" e sê Feliz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Filipa: O meu nome é Raquel e fui estagiária no Maria Pia. Tive a opurtunidade de te disser olá no meu 1º dia, mas como tives-te alta pouco tempo depois não te pode conhecer. Todos lá no serviço estavam preocupados contigo.Para eu ser enfermeira tenho que fazer 1 trabalho que me dê direito ao meu canudo (LOL). O meu trabalho é sobre os enfermeiros e a Fibrose Quística. Fiquei muito feliz quando voltei ao Maria Pia para fazer entrevistas (necessarias para o meu trabalho final de curso)que já tinhas realizado o teu transplante. Tu és o exemplo de coragem e determinação. E por isso é que decedi dedicar o trabalho final de curso a ti e a todos aqueles que sao afectados pela Fibrose Quística. Obrigado Ana Filipa pelo teu exemplo de coragem. Desejo te as maiores felecidades.
    Beijinhos:
    Raquel Correeia (quase enfermeira:p)

    ResponderEliminar
  3. Ès linda minha pequena!!

    VAIS SER SEMPRE FELIZ!! Até fiquei :( com o teu texto.... TU MEREÇIAS ISTO! MEREÇES SER FELIZ!!!


    Adoro-te



    Tita e Pedro

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa.
    Agradeço as palavras de esperança e coragem que deixas no teu blogue aos pais de meninos e meninas com Fibrose Quística, realmente é uma dura batalha em que a luz no fundo do túnel faz toda a diferença.
    Desejo do fundo do coração que a tua nova vida seja a continuação da alegria da que já viveste com a satisfação e plenitude de nesta nova vida a saúde te brindar com muito mais entusiasmo e intensidade. Que os momentos maus, de sofrimento tenham ficado todos agarrados e destruídos lá num passado que não voltará! Agora vive na plenitude de tudo de bom que te rodeia e perante os olhares e satisfação dos que te admiram e amam!
    Desejo também um bom trabalho a todos que estão a fazer da Fibrose Quística uma doença curável, a minorar todos os efeitos negativos que ela têm, a contribuir para a qualidade de vida de todos os doentes.
    Esperamos que a realidade dos transplantes em Portugal venha a ser igual à tua, uma oportunidade para todos sorrirem!
    Obrigada.
    Sílvia Rocha (Anjos do forum)
    http://salgadosanjos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. São estes, são estes os textos dos quais tinha tantas saudades afilhada *.*
    Simples, directos, eficazes e cheios de mensagem e sentimentalismo. As palavras falam tão bem por nós não é querida?

    Orgulhoso de ti +.+

    ResponderEliminar
  6. Ola querida!!
    És realmente fantástica, um dia se eu tiver um problema destes gostava de ser como tu ENORME.
    Continua assim.

    Beijocas
    Rita Maia de Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Ola Filipa,

    OBRIGADA... Muito Obrigada pela Grande Mensagem de Coragem e Esperança que deixaste no teu blog para os pais de crianças com Fibrose Quistica.
    O teu testemunho tem sido grande ...GRANDE COMO TU para todos que vivem com Fibrose Quistica
    Desejo-te muitas Felicidades.
    Dois Mil e Nove Beijinhos.
    Paula Lima

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana Filipa...
    Chamo-me Joana, tenho 16 anos e também sofro de Fibrose Quística. Para além desta doença, que nos é comum, tenho também Diabetes.
    Conheci-te hoje, 29/12/2009, no programa "Vida Nova" da Fátima Lopes. Apesar de não ter visto a entrevista do ínicio ao fim, o facto de teres o mesmo problema de saúde que eu fez-me vir até ao teu blog.
    Gostava de poder falar contigo pelo msn visto que também não nos podemos encontrar... Adorei conhecer-te e pelas tuas palavras achei-te extremamente simpática e com uma força enorme, que eu não tenho e gostava de ter...

    Ana Filipa, muitos beijinhos e se quiseres, adiciona-me: joana_girl4ever@hotmail.com

    Já agora, um excelente 2010, com muita saúde, amor e apoio de amgs e familiares...

    ResponderEliminar