quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quinta , 18 de Junho , 18h00m

Mais um dia calmo .
Ginásio a puxar por estes músculos e fisioterapia para expandir estes pulmoezinhos.

Mas uma coisinha especial surgiu hoje , uma vontade de valorizar a equipa médica que me tem acompanhado todo este tempo.

Aproxima-se a altura de me deslocar até á Trofa , e claro setenta e três dias junto destas pessoas , acabei por me afeiçoar imenso a elas e elas a mim .
Se há algo que este hospital prima é pelo acompanhamento e pelo bem estar dos doentes.
Não dá pra acreditar quando se fala que no Hospital Santa Marta não existe preocupação por parte do corpo médico. Então o que se chama , quando eu nos cuidados intensivos tinha a Dra Luísa e Dra Alexandra do meu lado de dez em dez minutos (e não é exagero) ? Quando cada vez que as coisas se modificavam tinha-as a espreitar no vidro e a perguntar se estava tudo bem enguendo o polegar ? Quando todos os dias o Prof Fragata ia com um sorriso dar-me os bons dias e batia á janela , e sempre com as suas palavras 'Tudo bem ?' e agitava aquele polegar com uma força (que me indicava sucesso na recuperação) ? Quando o Dr Martelo via os meus raios-x com a esperança que tudo iria estar bem e me iria tirar mais um dreno ? Quando a Dra Luisa , enquanto eu estava entubada, me tentava acalmar dizendo que nao podia desentubar porque podia ser um risco , mas sempre com um geitinho de mãe ? O geitinho carinhoso como elas me diziam cada resultado de cada exame .
E quando foi aberta 'barreira de isolamento' , em que o Dr. Martelo abriu todas as portas do meu quarto e ia á frente , do género maestro de uma banda eheh , e com um sorriso enorme me dizia 'Felipa é este o seu Mundo' . Todo este carinho , foi melhor que qualquer antibiótico , fazia com que os pulmões expandissem de verdade.
E então no que toca a enfermeiros , tanto Cuidados Intensivos , Pneumologia e na Medicina Fisica , são amigos que ficaram nesta nova Vida .
E é verdade do Hospital de Santar Marta não existe só a relação doente - médica , mas sim amigo - amiga . Uma relação familiar . Afinal foi aqui com eles , que voltei a respirar , a andar , a pensar (sim porque até o cerebro andava lentinho eheh)

Esperei seis meses por esta oportunidade , mas nestes seis meses , sempre vi uma preocupação extrema nelas . Via nos olhares das Médicas , um olhar de entrega total ao caso , por elas os pulmões tinham-me sido entregues logo que entrei pra lista de espera. Mas as coisas não são assim.
A recepção do orgão depende da compatibiliade com o dador , e isso os médicos não podem influenciar. É uma coisa natural , uma coisa da vida , longe das possibilidades de alguem interferir.
Mas quando tive essa oportunidade , foi-me logo comunicado. E uma enorme alegria foi-me dada com a noticia.

E foi a maneira humana como pegaram em mim , que me fez confiar nelas, dissessem o que dissessem.
Entreguei-lhes uma Vida um pouco parada , e elas retribuiram-me uma Nova Vida .
Perante tudo isto o que posso dizer ? OBRIGADA , acho que até esta palavra não chega.
E não me venham dizer que esta Equipa não é boa , porque só quem recebe uma Vida deles , quem passa momentos arrepiantes com eles e que se afeiçoa a todos eles é que sabe o quão ficam agradecidos por todo o seu excelente trabalho .

13 comentários:

  1. Sem palavras... :') és linda...


    Beijinho muito muito grande**

    Joana (Catequese)...

    (P.S.- Puseste me com lágrimas nos cantos dos olhos...obrigada pelo teu testemunho...)

    ResponderEliminar
  2. como diria a nossa Florence Nightingale:
    " gente que cuida de gente "
    um abraço muito apertadinho à Equipa do St. Marta,à nossa Filipa e à sua maravilhosa família.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Filipa, ainda te lembras de mim?
    Estou novamente emocionada contigo! Tens o Dom de fazer com que te amem mesmo sem te conhecerem!!!Já uma vez te disse que "não existes", e é verdade. És incomparável.
    Conseguiste fazer-me apaixonar pela tua historia de vida e conseguiste que eu me viciasse neste blog , quando eu detestava a internet.
    O mais importante é que és notável em tudo o que sentes e consegues transmitir tudo isso quando escreves.
    Estou desejosa do teu regresso para te conhecer pessoalmente.
    Muitos beijinhos meus e da Cláudia Filipa (que anda atrapalhada com os exames)para ti , para os teus pais e tambem para o Marco(que é o melhor mano do mundo).

    Paula Azevedo

    ResponderEliminar
  4. agora fiquei bastante emocionada com o teu testemunho querida !
    Acredito em tudo o que falas te referente ao hospital de santa Marta mas toda a gente sabe que tu foste a pessoa k mais lutas te e continuas a lutar e és uma menina muiito forte!Admiro te muito! Continuacao das melhoras fofinha!A musica é linda!

    ResponderEliminar
  5. olá Filipa!
    Tenho seguido este blog o maximo que consigo (nem sempre dá, mas esforço-me)!!!!Fico sempre com a lágrima no canto do olho!!!
    Nao me conheces, mas a minha mae e os teus pais sim (coisas de trabalho)...

    Os médicos têm muita inflência na recuperaçao de um doente, mas uma coisa podes ter a certeza, mais de 50% dessa recuperaçao é feita pela tua força, animação (mesmo em situações muito, muito difíceis) e vontade de continuar com um sorriso no rosto todos os dias...

    Muitos Parabéns pela excelente vida que conquistas a cada dia de ginasio, fisioterapia, análises a isto e áquilo...

    Muitos beijinhos,
    Mariana Serra

    ResponderEliminar
  6. filipinha consegues emocionar-me sempre com as tuas palavras de uma menina crescida e com a cabeça tão bem arrumada
    es linda uma beijoca da primata

    ResponderEliminar
  7. Filipa és sem dúvida a verdadeira força da vida, disso já todos sabemos...
    A alegria que transmites, a vontade de lutar pela vida que fazes chegar a todos aqueles que sofrem com a tua doença bem como outras.
    Um grande bem haja a ti e a toda a equipa de profissionais do H. S. Marta que te acompanham.
    O teu testemunho é prova de toda o empenho e dedicação de todos eles contigo e com certeza com todos os outros doentes...
    Aproveito o teu blog para enviar um beijinho especial a alguém também ela especial, tal como tu, uma grande mulher e um exemplo de vida para mim .
    Que Deus vos ajude, acreditem sempre porque acreditar é viver.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia ALEGRIA,

    O teu texto é muito bonito, como tudo o que está relacionado contigo. Espero que todos os profissionais de saúde vejam a tua mensagem e que vejam como as pessoas podem agradecer a sua dedicação.
    Um beijinho muito grande para ti e para a tua mãe.
    Susana Marco Alexandre

    ResponderEliminar
  9. OLA FILIPINHA MAIS UMA VEZ FICO SEM PALAVRAS PARA DISER ALGUMA COISA SO TE DIGO FORÇA E MUITOS PARABENS PARA TODA A EQUIPA QUE ESTEVE AO TEU LADO E PARA PARA TI POR TERES TANTA FORÇA DE VIVER


    BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  10. Olá Filipa sou a mãe da Beatriz de 4 anos que tem fibrose-quistica, nós temos acompanhado a tua história, ainda ontem quando estavamos a ver os teus comentários me perguntou se quando tu viesses para a tua casa se te podia conhecer e dar um beijinho pois não te conhece. Eu disse que te iria perguntar se tu autorizares quando regressares gostariamos de te conhecer pessoalmente se for possivel, é que ela nos ultimos tempos tem ouvido falar muito de ti. Mando aqui o meu email conceicao.gil@hotmail.com

    Beijinhos e continua sempre com essa força és o máximo.

    ResponderEliminar
  11. QUE ANSIEDADE!!!!......
    Nota-se que estão todos á espera daquela que está a servir de exemplo para muita boa gente. Eu estou incluida claro!!
    Olá Filipa Eu ás vezes no meu trabalho ponho-me a pensar: "logo quando chegar a casa vou escrever um comentário para a filipa."
    O problema é que quando chego aqui , vejo as palavras tão humildes....tão sinceras.....tão cheias de coragem ....tão ...tão....olha, nem sei . Só sei que como Tu não há igual. E as pessoas que comentam o teu blogue? Já viste o exemplo que estás a servir para elas? Já te deste conta da forma como tens mexido neste País? Desculpa estar a falar assim, porque sei que não me conheces mas Eu conheço bem o teu Pai. Á dias a minha irmã falou dos meus avós
    ( Paradela ) que trabalhou com o teu avô paterno quem não conhecia o Sr. José Ferreira? Homem distinto, respeitador, trabalhador, e acima de tudo muito humano. Sei que ajudou muito os meus pais quando estavam no início da vida de casados.
    Mas isso não interessa para aqui. O que interessa é que estamos muito contentes com atua recuperação e estivemos sempre ao corrente da tua operação atarvés do teu irmão que por acaso é catequista de uma sobrinha minha. Está s ver como o mundo é pequeno?
    Filipa olha até os meus pais que nunca souberam o que era um teclado, agora só querem ira á internet para ver o teu blog. Estão a ficar cá uns cibernautas....aha,aha,aha,
    Felicidade e cá estamos á tua espera. A Sra das Dores este ano vai ser muito diferente. Toda a gente quer conhecer a terra da Filipa.
    Um beijinho, Sónia ( irmã da Luzia de paradela)
    Ah! o meu Pai também se chama Ferreira.
    --------------ESPECTÁCULO!!!!----------

    ResponderEliminar
  12. Boa Filipa,

    Continuo a apoiar-te 100% na tua recuperação e parabéns a todos os médicos que se têm dedicado de corpo e alma a ti. Afinal não foi esse o juramento que fizeram? Se não houvesse dedicação é que seria de estranhar. Bom principio para um melhor funcionamento do sistema de saúde em Portugal.
    Parabéns a todos,
    Sandra Campos

    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. è tudo verdade!!!

    1 abraço a toda a equipa q cuidou da nossa menina como se fosse deles!!! ISSO NAO TEM PREÇO!!!

    que DEUS VOS ABENÇOE pela vida fora!!!


    Abraços da familia Coutinho

    Tita e Pedro

    ResponderEliminar