domingo, 28 de junho de 2009

Domingo , 28 de Junho , 14h00m

Primeiro dia em casa . Fantástico mesmo . E hoje mais descansadinha , posso agradecer a todos os que me acompanharam nesta caminhada , não só de noventa dias mas sim de quase dezoito anos.
Inicialmente tenho agradecer aos meus médicos do Maria Pia que me enviaram na altura certa para Santa Marta para ser transplantada. E toda a equipa de enfermagem do Maria Pia que nunca se 'desligaram' de mim e queram sempre saber novidades minhas.
Equipas 'nortenhas' que me acompanham desde os cinco anos , e que vão deixar saudades agora na maior idade.
~
Toda a recepçao que tive em Santa Marta é de valorizar e todo o acompanhamento pré-transplante , e todo o carinho que me foi dado após transplante. Como já referi uns dias atrás , é uma equipa impecável e em termos de profissionalismo e competencia , acho que sou um exemplo disso. Contratempos no bloco operatório , uma situação que antes nunca tinha sido passada por eles foi resolvida com sucesso. Pneumotorax , derrames . Posso dizer que tive quase tudo o que se pode ter (posso mesmo afirmar que tive todas aas experiencias de um transplante) e orgulho-me de puder dizer que estou viva graças a toda esta equipa.
Entrada no bloco , e a espera até a anestesia fazer efeito é recordada só com sorrisos . As enfermeiras a brincarem e a explicarem-me como parte das coisas iam ser processadas. É uma coisa fantastica mesmo.
~
Tenho que agradecer á equipa de enfermeiros fantasticos dos Cuidados intensivos . Que me deram os cuidados mais básicos , que me fizeram aquelas "maldades" todas mas que agora agradeço por tudo e digo que valeu mesmo a pena . E por todo o carinho que me deram é por isso que todas as semanas vou lá ao Isolamento visitá-los e já tenho imensas saudades de todos.
Enfermeiros da Pneumologia , que sempre estiveram dispostos ajudar . Que sofrem a tirar-me sangue ás segundas feiras eheh Que me dão o almoço :D
~
Agora as Terapeutas , que sao incriveis e claro o nosso rapaz lá no meio , Bruno eheh Eles que me ensinaram a andar , os primeiros passos com a Juliana , os primeiros exercicios de braços com a Carmo , a cinesioterapia com a Fátima . E claro aquele tapete todo inclinado e apressado com a Célia e a correr de bicicleta com ela :D


Só tenho agradecer de verdade , Dra Luisa e Dra Alexandra , Dr Martelo e Prof Fragata , o "Quarteto Fantástico". Obrigada por me terem ajudado a viver :D
É incrivel pensar que me tiraram os pulmoes e colocaram outros e eu Respiro tão bem . É uma sensação que nunca tive antes *.*

A minha recuperação teve um trajecto pelo país . Descobriram a doença na Trofa . No Porto fui seguida e aqui cresceu a esperança que um dia ia recuperar e em Lisboa renasci *.*
Começou agora a minha segunda vida .

Obrigada a todos os que seguiram este blog e todas as mensagens de carinho . Foi uma ajuda essencial acreditem .
O meu organismo não rejeitou nenhum eheh Com este amor transcrito para o blog não há rejeições que existam :D

Ah e as pessoas que contribuiram para a Casa Ronald McDonald's muito obrigada. Ajudaram imenso , e continuem . Porque muitas mais crianças precisam e precisavamos mais casa destas pelo país fora.
Á Dra Ana e Sandra , muitissimo obrigada pelo acolhimento e por todos os momentos divertidos e de desabafos que passamos na Casa . Momentos que me fizeram sentir em casa e acolhida com imenso amor e alegria. Foram pessoas que marcaram a minha vida e que nunca as esquecerei. Todo o conforto que me proporcionaram ajudou imenso na recuperação.

Agora a todos os transplantados MUITA FORÇA e CORAGEM , custa o unico , mas o final compensa. No final da luta começa um Vida Unica mesmo.
Aos que ainda esperam pelo transplante , particularmente , Fatima Pirolita e Sr.Lourenço , muita paciencia e fé. O vosso dia vai chegar e vai ser um misto de emoçoes: alegria , medo , confiança , receios .. Mas daqui a uns tempos já pertencem ao Gang eheh


Agora este blog será actualizado apenas ás segundas feiras , porque sao os dias em que vou ter consultas semanais no Santa Marta. E não deixarei de dar noticias , a pedido de muitas pessoas , continuarei a dar noticias :D

Muitos beijinhos para todos.
Muitissimo Obrigada.

15 comentários:

  1. FORÇA ANA FILIPA,

    Conta sempre connosco em Lisboa e em qualquer lado que precises de nós. Adoramos-te.

    Beijinho muito grande.

    Celia Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. ontem não vim ao blogue mas acho que isso sucedeu porque hoje senti uma felicidade tão grande quando te vi na Trofa ( deviam ter sido os foguetes que ouvi ontem!!!)
    uma etapa nova vai começar e vamos estar cá sempre convosco pois os amigos cabem sempre num cantinho do coração!
    (diz à mãe para agora respirar fundo e comer...que está magrinha! )

    ResponderEliminar
  3. OLA FILIPINHA EU CA ESPERO AS SEGUNDAS FEIRAS POR OPTIMAS NOTICIAS E TAMBEM ESPERO UM DIA PODER DARTE UM ABRAÇO


    BEIJINHOS DE PAULO MENDES

    ResponderEliminar
  4. finaslmente em casa filipinha
    estou mt feliz por ti linda
    uma bjoca cheia de mt carinho
    PRIMATA

    ResponderEliminar
  5. Prima para mim foi uma surpresa tao grande que tive de te ligar logo para saber se era verdade que vinhas embora no sabado, quando me confirmas-te para mim foi uma alegria enorme e claro um alivio por saber, que finalmente, vinhas embora e que tudo tinha corrido muito bem. Digo-te que tenho orgulho ter-te como prima, és uma vencedora um exemplo para todos e mesmo para mim. Conseguis-te passar por tudo e ainda nos surpreender cada dia qaue passava e mostras-te como és forte, viste embora muito antes do que pensava-mos.

    Muitos beijinhos prima, ADORO-TE

    ResponderEliminar
  6. Ola Filipa
    Tenho acompanhado as tuas evoluções, e sei que tudo tem corrido muito bem...
    Vou também sabendo noticias pela tua prima Marisa.
    Que sejas muito bem vinda, e que este dia seja apenas um de muitos dias de felicidade!
    Beijinhos
    Salete,Sandra e Santigo(catequese)

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Prima.....desde a 1ª noite em claro q sentimos q irias ficar bem...sentimos tanta coisa ao mesmo tempo...nao conseguiamos pregar olho..... mas sentiamos que IRIAS CONSEGUIR, sabias q eras 1 menina q LUTA uma menina DO NORTE!!!

    Hoje aqui estas tu como prova disso, e se há coisa q tenho de dizer é q as tuas palavras foram muito certas....é com emoção q tb digo q tiveste um acompanhamento fantástico e medicos q nunca desistiram de ti q lutaram por ti.....dou valor a pessoas assim....e se eu não os esquecerei q has de dizer TU e os teus!!!! Tiveste verdadeiros anjos do teu lado....e agora espero q DEUS vos continue a acompanhar ao longo desta VIDA INTEIRA q tens pela frente!!!


    Cá estaremos sempre mas SEMPRE do teu lado...nao importa como , quando ou onde....saberás q estamos cá...Sempre.


    LIPA POWER 4 EVER!



    adoro-te prima


    Tita e Pedro

    ResponderEliminar
  8. as melhoras e espero que tudo corra bem !
    es muito corajosa
    parabens!

    ResponderEliminar
  9. Um exemplo de vida ... Ás segundas cá virei para saber noticias tuas .
    Estou comovida e não sei que dizer mais .

    Beijinhos , adoro-te

    Soninha - Fafe

    ResponderEliminar
  10. fiquei contente por saber q conseguist ultrapasar esta grand etapa!!!
    nao ha palavras para descrever a tua coragem!!!!

    parabens e muitas felicidades!!!!!!

    =DDDD

    ResponderEliminar
  11. Parabens filipa, estás linda.Espero que tudo continue a correr tão bem ,como até aqui.Foste fenomenal durante todo o processo e graças a Deus que regressaste vitoriosa.Muitos parabens.Beijinhos para ti, para o Marco e para os teus pais.

    ResponderEliminar
  12. foi tão especial ver-te!
    sem oxigénio,sem dificuldade em falar,sem a tossezinha irritante que teimava sempre em aparecer....
    espiritualmente a menina de sempre mas fisicamente uma Filipa nova que renasceu e vai ser muito feliz,porque o merece e assim o quer!
    amigas para sempre!

    ResponderEliminar
  13. parabens
    foste muito corajosa
    fiquem sem palavras quando soube que tiveste que fazer uma operaçao muito arriscada

    ResponderEliminar
  14. São estes bons exemplos que fazem acreditar que vale a pena lutar. Tu és um exemplo de coragem.
    Fiquei muito ...!

    ResponderEliminar
  15. ola linda..que bom que foi te ver,a ti e teus pais...tas tao bonita,eras agora estas mais...adoro te linda...muitos beijinhos desta auxiliar e amiga Nanda..tudo de bom

    ResponderEliminar