quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quarta , 13 de Maio , 14h10m

Foi sem dúvida a manhã mais 'mexida' que tive.
Fiz a prova de marcha , que consiste andar num corredor durante 6minutos para avaliar a resistência. As saturações mais baixas foram 94 % (valor esse que antes mal alcançava com 3l/min de oxigénio) e o máximo foi 98 % saturações essas que antes eram só mesmo em sonhos :b
De seguida a sessao de cinesioterapia e logo aseguir ginásio.

O ginásio hoje teve animação. Estavam os residentes habituais , eu e o Paulo , e juntaram-se a nós a Fátima (também de Fibrose Quistica com 23 anos) e o Sr. José. Ambos não são transplantados , estão no ginásio a fazer treinos pré-transplante , como são dos Açores e da Madeira tiveram de se alojar aqui em Lisboa e estão a fazer o programa.
Os 30 minutos a 4km /h até passaram mais rápido :D
Nós de Fibrose ainda ficamos no paleio no final , e a terapeuta 'Hoje não têm fome?' o que ela se foi lembrar , deu-me logo a fome , e vim comer o meu pestisco.

Fiz análises ao sangue , e se tudo estiver bem começo a tirar uma vez por semana.

14 comentários:

  1. Óptimas novidades!
    Ficamos contentes de saber que já tens mais amigos contigo para conversar e passar o tempo, na mesma situação.
    Continua com Garra.
    Muitas bjs dos primos Rui, Sofia e Matilde

    ResponderEliminar
  2. QUE BOM MINHA QUERIDA,VAI CONTINUAR A CORRER TUDO BEM,JÁ AGORAS APROVEITAS TAMBÉM A MÁSCARA POR CAUSA DA GRIPE A(A GRIPE SUÍNA)HIHIHIHI

    JINHOS PRINCESA GRANDESSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  3. Essa vidinha vai te acabar menina XD ......vai vai!!! dps vais te levantar cedo como nós pa trabalhar no duro até as tantas da noite!!! nao vai haver ginasios e essas coisas!!!!

    agora é q vejo pk é q eles querem q te venhas embora!! andas ai nos corredores e na letra co pessoal.....


    vais ver minha prima.... Vais ter saudades dessa malta!!! vais ver!!! e é bom sinal, é sinal que te trataram bem!!! e assim essa recordação será lembrada pa sempre como muito boa.... e de VITORIA!


    beijokas meu Doce


    Tita e Pedro

    ResponderEliminar
  4. filipa mais um dia quase passado e tu continuas a recuperar em grande, que maravilha
    olha adorei as tuas fotos
    jinhos da primata

    ResponderEliminar
  5. ola Filipa,

    Vale a pena seguir esta novela... vai sabendo a previsao quando termina a tua estadia por Lisboa.

    Seguramente que nao falta muito tempo!

    Ou vais preferir fazer supresa ?!

    Continua a manter este blog com esta vivacidade pois tens mostrado o teu caracter e personalidade que sao muito genuinos da Lipa!

    A teu novo look está fashion.

    beijocas

    paula lima

    ResponderEliminar
  6. olá filipa,
    chamo-me Maria Barroso, sou de Sintra, e tenho acompanhado o teu desenvolvimento através do teu muito interessante blogue.
    Escusado será dizer que está a ser um caso de sucesso, como sabes é a primeira vez que se faz este tipo de operação em Portugal com a tua idade.
    Conheço por dentro e por fora o Hospital Santa Marta, bem como a equipa que te transplantou.
    desde o 1º dia ao confrontar-me com a onda de apoio ao teu caso e ás horas dificeis que passas-te tal como os teus pais e irmão.
    Logo aí apercebi-me como seria forte a tua coragem e determinação , bem como a tua personalidade.
    Estou ligada á Secretaria de Estado da Saúde.
    Hoje em visita ao Hospital da Trofa, em boa hora conheci o teu Pai ( também Ele internado no hospital devido ao acidente ocorrido há 15dias )e conversava sobre Ti com uma amiga da administração do hospital,quando me disse que aquele senhor de canadianas era o teu Pai.
    É bonito saber que és catequista na igreja da Trofa, tal qual o teu irmão Marco Ferreira que já o conhecia, e quando disse ao teu Pai:
    " o Marco, o nosso Marco?" Ele com muito humor disse "cuidado não me arranje problemas porque todos os meus filhos são da mesma mulher"
    O teu irmão é realmente um excelente comunicador , e como orador.....temos dito.
    Mas é de Ti que quero falar. Já sei que a tua Mãe e o teu Pai não são de acordo em abrir uma conta para recolha de donativos para Ti. Aliás o teu Pai foi logo perentório com um redondo "NÃO!! E ainda com um sentido muito humano ao dizer que outros estarão piores.
    Já comentei com várias pessoas e entidades bem como médicos que me dizem que por causas menores e até duvidosas, se prepara logo um fundo de donativos. O teu Pai também me disse que Tu não aceitavas a idéia.
    Repara, não fiques melindrada por falar nisto e aceita a proposta de bom grado. Até porque todos sabemos que farias o mesmo pelos outros. Aliás também isto herdas-te dos teus Pais.
    Hoje Tu , amanhã nós.
    Olha Lipa(posso tratar-te assim?) quem passou o que Tu passas-te até á cerca de dois meses atrás, agora com o transplante e ainda com imprevistos pelo meio,mais o que ainda vais passar, conseguis-te superar tudo isso, e ainda pensas sempre que os outros é que precisam de ajuda....minhas rica menina deixa as pessoas terem o prazer de te ajudar.
    Olha, encara este apoio como um empréstimo a curto prazo,e que nos pagarás com esse projecto que tens em mente que estou certa será mais um caso de sucesso na tua vida.
    Eu sei que esse teu projecto irá ajudar a Trofa no desenvolvimento comercial e até irás criar postos de trabalho. És fantástica!!! ÉS ÚNICA!!
    Desculpa estar a ser longa mas o teu Pai foi egoísta e não me deu o teu m´ail.
    Já sei que não vai ser tarefa fácil mas.... convence os teus Pais a abrirenm a conta.
    Faz esse favor a tanta gente que te admira e quer colaborar no teu futuro, que mesmo com esta crise ainda pensas em remar contra ela.
    O teu Pai também estava muito optimista e disse que a crise estava era instalada na cabeça das pessoas e enquanto houver gente que se acomoda com "rendimentos mínimos" e só quer direitos, e não fazem nada por ajudar este País, então vamos a lado nenhum. Achei-lhe muita graça, mas Ele está certo também acho é que Ele estava zangado com outras coisas, lá do hospital. Portanto, para quem já ultrapassou tantas crises como Tu, também esta será uma batalha ganha fácilmente.
    Nunca se sabe se alguém que vai contribuir, um dia ainda virá a trabalhar contigo. Bem, Eu teria muito prazer e muito gosto.
    Acredita, que conheço muito bem a tua doença e de casos bem dramáticos como Tu também conheces. Aliás esse foi sempre o teu lema e uma grande virtude que tens de enfrentar os problemas de corpo e alma, e sem tabús.
    Recebe um abraço desta tua admiradora que serve de porta-voz para outros doentes que te acompanham e que muito gostariam de seguir o teu exemplo e ter a tua coragem. Mas Tu já és um exemplo para eles. Eu sei do que estou a falar, e então com a tua idade.....
    Um abraço também para a guerreira da tua Mãe que já deve estar com saudades desta vossa terra, como também para o teu Pai e esse homem com "H" grande Marco Ferreira.
    Acredita, que um dia toda a gente gostava de ver a tua loja e dizer orgulhosamente: " Eu conheci a Filipa e contribui para este sucesso".
    Sabes Filipa, sem demagogia, mas.....é de pessoas como Tu que este País precisa.

    Obrigado, por ter tido a sorte de saber que existes. Este País não é assim tão pequeno e Eu conheço muita gente.
    OBRIGADO,
    MARIA BARROSO

    ResponderEliminar
  7. ola filipa...já ha muito acompanho esta tua longa etapa...e hoje resolvi deixar-te uma mensagem.
    o meu nome é liliana...nao nos conhecemos ainda, mas tenho a certeza que esta condição será por pouco mais tempo, uma vez que sou amiga do teu mano, e já lhe exigi que nos apresente :) mas enquanto tal nao é possivel, queria dizer-te que realmente és uma força da natureza, um incentivo, uma fonte de alegria e coragem...que de certeza alivia e encoraja nao só as pessoas que te acompanham neste arduo caminho, mas tambem todos os outros doentes que num contexto tao dificil como o hospitalar (principalmente nos cuidados intensvos)vêm em ti a esperança e a força de vontade para lutar. Eu sou fisioterapeuta e lido diariamente com doentes em situaçoes diferentes e/ou semelhantes á tua e infelizmente são poucos os que tem a tua força de vontade, a tua capacidade de lutar, a tua força de viver...por isso e subscrevendo as palavras já ditas: ainda bem que existem pessoas como tu,e eu também fico feliz de "saber que existes"...e aguardo anciosamente o dia em que te vou conhecer :)
    um beijinho bem grande e boa Fisioterapia;)
    fica bem...
    Liliana Costa

    ResponderEliminar
  8. como é, temos ou não temos uma vencedora? xD
    tem sido um grande orgulho pra mim acompanhar (se bem que de longe) a tua espetacular recuperação.. deve ser muito bom agora teres conhecido amigos com o mesmo problema, que melhor exemplo eles poderiam ter? =) continua assim lipinha! ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É só boas notícias!!! Que continuem!!!

    Um bj grande

    ResponderEliminar
  10. Para Maria Barroso E Pais da Filipa
    Cc de Filipa,

    A MENSAGEM QUE PASSOU COM ABERTURA DE UMA CONTA COM DONATIVOS PARA A FILIPA PARTILHO INTEIRAMENTE COM A SUA OPINIAO.

    ESTA CRISE ECONOMICA E FINANCEIRA A NIVEL GLOBAL QUE TANTO SE FALA MAIS DO QUE TUDO É UMA CRISE SOCIAL, PERDERAM SE VALORES HUMANOS

    NAO É DA CRISE QUE QUERO REALÇAR, MAS CONHECENDO A FAMILIA E A FILIPA SAO SERES GENUINOS COM UM SENTIMENTO DE PARTILHA UNICA.

    PASSO A MENSAGEM QUE VAMOS AJUDAR A FILIPA COM UM DONATIVO SEGURAMENTE VAI SER BEM PARTILHADO.

    OBRIGADA PELA MENSAGEM!

    paulalima

    ResponderEliminar
  11. Olá primaça,

    Muito bem, cada vez melhor e mais "rija" ;)
    Continua assim, beijos p ti e para a tia Nanda e um abraço para o Marco e para o tio Amândio.

    Dani
    Marta
    Sofia

    ResponderEliminar
  12. olá minha lindinha!
    vejo que continua tudo na maior e de certeza que sempre assim será!
    aproveito para te agradecer pela tua força e pelo sentimento de altruismo que ela transmite às pessoas.
    mas a tua força faz-me lembrar todos os jovens que têm FQ,que sofrem todos os dias e que vêm em ti a esperança em dias melhores!
    Por eles continua igual a ti!

    ResponderEliminar
  13. Ola Filipa.
    chamo-me Joana, tenho 17 anos e sou de coimbra. tenho seguido o teu blog e fiquei maravilhada com a tua força e com a tua personalidade.
    conheci a tua doença a uns anos e desde ai tenho sempre tentado saber mais ate que encontrei este blog.
    nao te conheço mas estou completamente rendida a tua força e fico muito feliz por te ter conhecido.
    Ainda bem que temos o teu exemplo.
    espero continuar a manter contacto contigo e que sejas muito feliz nesta nova fase.
    Muita Força! espero que as noticias sejam sempre optimas, rapidas melhoras.
    enviei uma mensagem para o contacto que esta aqui do teu irmao Marco.
    Parabens para a tua familia que pelo que parece esta a ser brutal.
    Beijinhos. Rapidas melhoras.
    Desculpa a invasao.
    deixo o meu e-mail, caso queiras responder.
    (joana_santos79@hotmail.com)

    Beijinho
    Joana Santos

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Filipa.
    já aqui vim algumas vezes para ler e saber das tuas melhoras e manifestações de solidariedade de pessoas, uns anóminos e outros não.
    Em meu nome pessoal e da minha familia ( o teu pai sabe quem sou - tenho uma filha que está a fazer doutoramento no Porto - que tem a mesma doença e felizmente tem corrido bem), deixamos-te um pensamento " um dia, o nevoeiro vai passar. Não pares de remar FILIPA e conta com todos."
    Hoje quero deixar a minha opinião em relação à brilhante ideia manifestada pela Maria Barroso, peço desculpa pelo trato, mas estou absolutamente de acordo com a constituição de um fundo de solidariedade para ti e/ou para qualquer outro doente.
    Gostaria de dialogar/contactar com a Maria Barroso no intuito e na minha qualidade de P. Mesa A. Geral da APFQ, acertar detalhes para concretizar esta ideia.Poderá ter inúmeras finalidades e até ser uma "almofada" na APFQ para os que mais urgentemente necessitem dela.
    Não é demais lembrar que a APFQ precisa de todos e em particular dos mais informados para em conjunto limpar o "nevoeiro" dos nossos doentes.
    Melhoras para a FILIPA e rapido restabelecimento do pai, precisamos dele a 100%.
    JAPires

    ResponderEliminar